A travessia da escrita machadiana
Mots-clés :
Memorial de Aires, Machado de Assis, escrita machadiana,Résumé
A narração machadiana constrói-se de uma maneira tal que se pode falar de determinadas posições do sujeito da enunciação em relação a seus fantasmas. Assim, é possível pensar num trajeto que se pode chamar de travessia exatamente pelas modificações ocorridas na escrita de Machado de Assis até o Memorial de Aires.Téléchargements
Références
ASSIS, Machado de. Mémoires posthumes de Bras Cubas. Paris: Métilié, 1989.
ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1971. v. I. p. 51 1-639: Memórias póstumas de Brás Cubas; p. 807-944: Dom Casmurro; p. 945- 1.093: Esaú e Jacó; p. 1.095-1.200: Memorial de Aires.
ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 197 1. v. 2. p. 386-390: Cantiga de esponsais; p. 504-5 11: A desejada das gentes; p. 519-525: Trio em lá menor.
COSTA LIMA, Luiz. O controle do imaginário: razão e imaginação no ocidente. São Paulo: Brasiliense, 1984. p. 242-261: Machado e a inversão do veto.
COUTINHO, Afrânio. Estudo crítico. In: ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1971. v. I: Machado de Assis na literatura brasileira.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.