Retratos do Brasil na celebração dos 500 anos
Palabras clave:
memória afro-brasileira, celebrações brasileiras,Resumen
Este texto discute tendências de celebração e de restauração postas emprática, na sociedade brasileira, visando a salvar do esquecimento a memória e as tradições que nos foram legadas pelos escravos africanos. Referindo-se a mostras e exposições que procuram levar ao grande público fragmentos da memória afro-brasileira, procura-se perceber nesses espaços feições híbridas da inter-relação entre veneração e espetáculo e entre devotos e consumidores.Descargas
Citas
AUGÉ, Marc. O sentido dos outros; atualidade da antropologia. Trad. Francisco Manoel da Rocha Filho. Petrópolis: Vozes, 1999.
CANEVACCI, Massimo. Sincretismos; uma exploração das hibridações culturais. Trad. Roberta Barni. São Paulo: Studio Nobel, 1996.
CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO “Arte e religiosidade no Brasil; heranças africanas”.
CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO “Brasileiro que nem eu, que nem quem?”. Exposição em comemoração dos 500 anos do Brasil, FAAP, 1999.
CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO “Os herdeiros da noite”; fragmentos do imaginário negro.
DOMINGUES, Diana. (Org.). A arte no século XXI; a humanização das tecnologias. São Paulo: Unesp, 1997.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A retórica da perda. Os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Iphan, 1996.
HUYSSEN, Andreas. Memórias do Modernismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
MONTES, Maria Lúcia. Brasileiro que nem eu, que nem quem? In: CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO “Brasileiro que nem eu, que nem quem?”.
NORA, Pierre. Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1985.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. “Desvio”. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida. Corpo vivido. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1991. p. 10.
REPORTAGEM “Mostra da FAAP vira ‘cult’ na cidade”. In: Folha Acontece, Folha de S. Paulo, 4/abr./1999.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização; do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.