O trânsito da memória
Palabras clave:
Literatura, Memória cultural, Saber ancestral.Resumen
Odesenvolvimento da literatura em Moçambique é marcado por um processo de transformações e deslocamentos. Exemplo desse processo é a narrativa Ualalapi, de Ungulani ba ka Khosa. Neste estudo, pretende-se mostrar como a voz articula a construção do romance, aludindo à ancestralidade, onde ela se realiza e de onde se faz palavra. Constituindo palavra, essa voz ancestral ganha, no texto, a concretude de redes verbais a criarem imagens obscuras, enigmas, armadilhas que se colocam para os não-iniciados. São as adivinhas, os provérbios, os mitos, os contos. Por meio dos significados obscuros e enigmáticos dessas formas da memória cultural, a voz ancestral manifesta a permanência do saber ancestral.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Trad. Isabel Pascoal. Lisboa: Edições 70, 1984.
BARTHES, Roland; MARTY, Eric. Oral/escrito. In: ROMANO, Ruggiero (Dir.). EnciclopédiaEinaudi. Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1987. v. 11; Oral/escrito, Argumentação,p. 32-57.
BOLOGNA, Corrado. Voz. In: ROMANO, Ruggiero (Dir.). Enciclopédia Einaudi. ImprensaNacional/Casa da Moeda, 1987. v. 11; Oral/escrito, Argumentação, p. 58-92.
BENJAMIN, Walter. A tarefa do tradutor. Trad. Karlheinz Barck (Dir.). Rio de Janeiro: UERJ. Instituto de Letras, 1992. (Cadernos do Mestrado - 1)
BORNHEIM, Gerd. O conceito de tradição. In.: BORNHEIM, Gerd et al. Tradição. Contradição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/Funarte, 1987, p. 13-30.
CAMPOS, Haroldo de. Deus e o diabo no Fausto de Goethe. São Paulo: Perspectiva, 1981.
CAPRETTINI, Gian Paolo et al. Mythos/logos. In: ROMANO, Ruggiero (Dir.). Enciclopédia Einaudi. Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1987. v. 12; Mythos/logos – Sagrado/ profano, p. 75-104.
COUTO, Mia. Entrevista. In. CHABAL, Patrick. Vozes moçambicanas. Literatura e nacionalidade. Lisboa: Vega, 1994.
DELEUZE & GUATTARI. Kafka, por uma literatura menor. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
KHOSA, Ungulani ba ka. Ualalapi. Lisboa: Caminho, 1990.
MACHADO, Ana Maria Netto. Sobre a noção de escrita. In: Presença e implicações da noção de escrita na obra de Jacques Lacan. Ijuí: Editora Unijuí, 1998, p. 21-102.
MARTINS. Afrografias da memória. O reinado do Rosário no Jatobá. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 1997.
MARTINS. Performances do tempo espiralar. 2000a. CONGRESSO DA ABRALIC, 7. Salvador, 25 e 28 de julho de 2000, Bahia.
MATUSSE, Gilberto. A construção da imagem de moçambicanidade em José Craveirinha, Mia Couto e Ungulani ba ka Khosa. Maputo: Livraria Universitária da Universidade Eduardo Mondlane, 1998.
MOREIRA, Terezinha Taborda. O vão da voz: a metamorfose do narrador na ficção moçambicana. Estudos Literários. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2000. (Tese, Doutorado em Letras).
NOLA, Alfonso di. Enigma. In: ROMANO, Ruggiero (Dir.). Enciclopédia Einaudi. Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1987. v. 36; Vida/Morte-Tradições-Gerações, p. 292-314.
PADILHA, Laura. Entre voz e letra. O lugar da ancestralidade na ficção angolana do século XX. Niterói: Eduff, 1995.
RIVIÈRE, Jean-Loup. Gesto. In: ROMANO, Ruggiero (Dir.). Enciclopédia Einaudi. Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1987. v. 11; Oral/escrito, Argumentação, p. 11-31.
ROACH, Joseph. Culture and performance in the circum-atlantic world. In: Performativity and performance. New York and London: Routledge, 1995, p. 45-63.
SCHEUB, Harold. Translation of african oral narrative-performances to the written word. In: Yearbook of comparative and general literature. 20, 1971, p. 28-36.
SCHEUB, Harold. Performance of oral narrative. In: BASCOM, William R. (Ed.). Frontiers of folklore. American Association for the Advancement of Science. USA: Westview Press, 1977, p. 54-78.
SODRÉ, Muniz. A cultura negra como atitude ecológica. In.: SCHWARTZ, J.; SOSNOWSKI, S. (Org.). Brasil: o trânsito da memória. São Paulo: Edusp, 1994, p. 121-130.
SOYINKA, Wole. Theatre in african traditional cultures: survival patterns. In. HUXLEY, Michael; WILLS, Noel. The twentieth-century performance reader. London: Routledge, 1996, p. 341-356.
SOYINKA, Wole. Myth, literature and the african world. Cambridge: University Press, 1995.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. A “literatura” medieval. Trad. Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.