Dominar o corpo da mulher é violentá-lo: a progressão metafórica no texto “Os 18 vendilhões”, de Eliane Brum
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n45p191-204Palabras clave:
Discurso midiático. Gênero. PEC 181/2015. Metáfora conceitual. Linguística cognitiva.Resumen
O discurso veiculado em um espaço como o da coluna de opinião de um periódico de ampla abrangência, possibilita que assuntos da atualidade sejam amplamente propagados e também discutidos, fomentando, em grande parte das vezes, a consciência (crítica) da população. É comum, nesse tipo de discurso, nos depararmos com metáforas, as quais fazem parte não somente da nossa linguagem, mas também do nosso pensamento e das nossas ações, tratando-se de um significado construído no nosso cotidiano, na nossa sociedade e na nossa cultura. Nesse viés, o presente trabalho se propõe a apresentar e discutir a progressão metafórica presente no artigo “Os 18 vendilhões”, da jornalista Eliane Brum, publicado em uma coluna de opinião de um periódico renomado. A partir da análise do texto por meio de ferramentas da Linguística de Corpus, elencaram-se expressões linguísticas que direcionaram a uma metáfora que perpassa o texto do início ao fim: os jogos de poder (de gênero/ de raça). Juntamente a essa metáfora, três subcategorias, quais sejam política, religião e raça, contribuem para a construção da argumentação da autora sobre o poder estruturalmente construído que os homens ainda têm sobre as mulheres em diferentes cenários.
Descargas
Citas
BERBER SARDINHA, T. Análise de metáfora em corpora. Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, Florianópolis, n. 52, p. 67-199, jan./jun, 2007.
BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina: A condição feminina e a violência simbólica. 2. ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2014.
CRENSHAW, K. A Intersecionalidade na Discriminação de Raça e Gênero. Disponível: http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/09/Kimberle-Crenshaw.pdf. Acesso em 27/02/2018.
CRENSHAW, Kimberle "Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: A Black Feminist Critique of Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antiracist Politics," University of Chicago Legal Forum: Vol. 1989: Iss. 1, Article 8.
GIBBS, R. Metaphor and thought: the state of the art. In: GIBBS, R. (ed). The Cambridge Handbook of Metaphor and Thought. Cambridge: Cambridge University Press, p.3-16, 2008.
GIBBS, R. The poetics of mind: figurative thought, language, and understanding. Cambridge and New York: CUP, 1994.
IPEA. Brasil. Retrato das desigualdades. Gênero e raça. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/retrato/pdf/primeiraedicao.pdf>. Acesso: 22 fev. 2018.
KÖVECSES, Z. Metaphor in culture: universality and variation. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
KÖVECSES, Z. Metaphor: a practical introduction. Oxford and New York: Oxford University Press, 2002.
LAKOFF, George. The contemporary theory of metaphor. In. A. Ortony (ed.), Metaphor and Thought. Cambridge: Cambridge University Press, p. 202–251, 1993.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press. 1980
LAKOFF, G.; TURNER, M. More than Cool Reason: A Field Guide to Poetic Metaphor. Chicago: Chicago University Press, 1989.
LARA, Bruna de; RANGEL, Bruna. MOURA, Gabriela; BARIONI, Paola; MALAQUIAS. Thaysa. #Meuamigo secreto: feminismo além das redes. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2016.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. "Laços perigosos entre machismo e violência." Ciência & Saúde Coletiva (10), 23-26, 2005
SIQUEIRA, M. S. G.; ALMEIDA, G. F. ; BRANGEL, L. ; HUBERT, D.D. ; OLIVEIRA, A.F.S. Metaphor identification in a terminological dictionary. Ibérica (Madrid), v. 17, p. 157-174, 2009.
SOLNIT, Rebecca. Os homens explicam tudo para mim. 1. ed. São Paulo: Cultrix, 2017.
STEEN, G.; GIBBS, R. Introduction. In: GIBBS, R., & STEEN, G. (Eds.) Metaphor in cognitive linguistics. Amsterdam: Benjamins, 1999.
TIBURI, M. Feminismo em comum: para todas, todes e todos. 2. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.