Disjunção, conjunção e enarmonia: análise do conto “Nenhum, nenhuma” de João Guimarães Rosa.
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n47p75-86Palabras clave:
Literatura Brasileira, Guimarães Rosa, Disjunção, Conjunção, EnarmoniaResumen
A partir da leitura crítica de Luiz Tatit e Marília Librandi Rocha, este trabalho procura demonstrar a relevância de duas forças aparentemente opostas na composição do conto “Nenhum, nenhuma” de Guimarães Rosa: uma disjuntiva, que diz respeito ao tempo enquanto agente desagregador capaz de nos transformar em estranhos de nós mesmos; e outra conjuntiva, a latência. As cinco personagens estariam decididamente disjuntadas ou seriam uma o estado de latência da outra? O trabalho conclui com o triunfo da ambiguidade: não a prevalência, mas a presença vacilante de ambas as forças. Assim, o conto mantém uma poética enarmônica - conceito musical que expressa a diferença naquilo que contém a mesma substância - ilustrada no paradoxo final deixado pelo narrador: “eu; eu?”.Descargas
Citas
CÍCERO. Retórica a Herênio. Tradução e introdução Ana Paula Celestino Faria e Adriana Seabra. São Paulo: Hedra, 2005.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Nenhures - considerações psicanalíticas à margem de um conto de Guimarães Rosa. In: Flores da escrivaninha, 1a edição, 2006.
RAMOS, Luiz Fernando. O parto de Godot: e outras encenações imaginárias: a rubrica como poética da cena. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 1999.
ROCHA, Marília Librandi. Nuvens invisíveis. A poética da latência e da nuance no conto “Nenhum, Nenhuma” de João Guimarães Rosa. Journal of Lusophone Studies, v.9, 2011.
ROSA, João Guimarães. Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2005.
ROSA, João Guimarães. No Urubuquaquá, no Pinhém. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
TATIT, Luiz. A extinção que não se acaba - "Nenhum, nenhuma”. Alfa, v.53, n.2, 2009.
WEINRICH, Harald. Lete. Arte e crítica do esquecimento / tradução Lya Luft. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001;
XISTO, Pedro. À busca da poesia, in Coutinho, Eduardo F., Coleção Fortuna Crítica: Guimarães Rosa, Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1991.
YATES, Frances Amelia. A arte da memória; trad. de Flavia Ban’her. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.