Isolamento e porosidade do personagem em Heróis e figurantes, de Enrico Testa
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2020v24n50p332-339Palabras clave:
Narrativa, Personagem, Enrico TestaResumen
O nosso objetivo principal, na breve resenha, é analisar a construção dos conceitos de "personagem absoluto" e "personagem relativo" criados por Enrico Testa em Heróis e figurantes: o personagem no romance. Tal obra, lançada em 2019 no Brasil, traz à tona pertinentes debates acerca da categoria narrativa do personagem, sobretudo no fito de constatar o desenvolvimento do ser-de-papel no que está relacionado à sua porosidade, sobretudo diante da confluência de perspectivas encerradas na diegese. Grosso modo, enquanto o personagem absoluto enovela-se sobre si, irradiando o mal-estar da solidão, o relativo mostra-se aberto, mesmo que minamente, à cosmovisão do outro.
Descargas
Citas
CANDIDO, Antonio. A personagem do romance. In: _______. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2007. p. 51-80.
TESTA, Enrico. Heróis e figurantes: o personagem no romance. Tradução de Patricia Peterle. São Paulo/Florianópolis: Rafael Copetti Editor, 2019.
ZÉRAFFA, M. Pessoa e personagem: o romanesco dos anos de 1920 aos anos de 1950.
Tradução de Luiz João Gaia e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.