A dissolução das noções de materialidade e autoria na ciberliteratura: Um olhar para a obra Fantasia breve, a palavra-espuma
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2020v24n52p210-234Palabras clave:
Ciberliteratura, Poesia autogenerativa, Materialidade, Autoria, Rui TorresResumen
A ascensão das tecnologias computacionais se dá de modo vertiginoso e suas capacidades técnicas são cada vez mais abraçadas pelo meio social. Tomam forma atividades híbridas entre homem e máquina que também se fazem presentes nos processos criativos existentes nesses meios. As possibilidades de utilização da máquina são múltiplas e irrestritas, o que permite aos seus usuários uma liberdade criativa em produções artísticas que difere do que é tradicionalmente conhecido e reconhecido – tanto pelos leitores quanto pela crítica. No que concerne à literatura eletrônica, há uma gama de oportunidades para a criação artística, que, por vezes, resulta em uma transgressão ao que se tem mais convencionalmente estabelecido pela literatura impressa. Essa quebra da tradição ocorre em níveis variados e evoca questionamentos quanto aos critérios estabelecidos para valoração dessas obras. Desse modo, apresenta-se uma reflexão em relação aos parâmetros utilizados para qualificação dessas obras: são critérios oriundos da literatura impressa suficientes para avaliar a ciberliteratura? Diante desse contexto, o presente artigo discute, a partir da obra Fantasia breve, a palavra-espuma, do ciberpoeta português Rui Torres, conceitos de materialidade e autoria, bem como o modo como estes são ressignificados no âmbito da literatura em mídia digital.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. A morte do autor. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 57-64.
DOS SANTOS, Alckmar Luiz. Leituras de nós: ciberespaço e literatura. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
GOLDSMITH, Kenneth. Uncreative Writing. Nova Iorque: Columbia University Press, 2011.
HAYLES, Katherine. Literatura Eletrônica: novos horizontes para o literário. Passo Fundo: UPF, 2009.
KLUCINSKAS, Jean; MOSER, Walter. Interculturalidade: A estética a prova da reciclagem cultural. Scripta, Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p. 17-42, 1º sem. 2007.
MELO E CASTRO, E. M. de. Poética do ciborgue. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2014.
PEREIRA, Vinicius Carvalho. Poéticas da/na interface: uma leitura de Fantasia breve, a palavra-espuma – gerador automático de poemas com base em versos de Ana Hatherly. https://po-ex.net/pdfs/clit_06.pdf>. Acesso em 12 set 2019.Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 20, n. 35, p. 35-54, 2019. Disponível em <https://seer.cesjf.br/index.php/verboDeMinas/article/view/1953/1245
>. Acesso em: 12 set. 2019.
PERLOFF, Marjorie. Unoriginal Genius: Poetry by Other Means in the New Century. Chicago: University of Chicago, 2012.
Cultural Trend Lisbon. Programação Festival do Silêncio 2016. Disponível em <https://issuu.com/culturaltrendlisbon/docs/160617_jornal_sem_programa_1_>. Acesso em: 03 set. 2019.
TORRES, Rui. Fantasia breve: a palavra-espuma. 2016a. Disponível em: <http://www.telepoesis.net/palavra-espuma/>. Acesso em 03 set. 2019.
TORRES, Rui. Palavra-Espuma/help. 2016b. Disponível em: <http://www.telepoesis.net/palavra-espuma/help.pdf>. Acesso em 03 set 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.