La forme croisée dans la gorge: métasonètes de Daniel Jonas et Paulo Henriques Britto

Autores/as

  • Roberto Bezerra de Menezes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2020v24n52p91-118

Palabras clave:

Soneto, Poesia Portuguesa, Poesia Brasileira, Modernidade, Metapoesia

Resumen

O surgimento do soneto como forma literária remonta ao século XIII, período em que, ao sul da Itália, nomeadamente a região da Sicília, era larga a influência da lírica de origem provençal. De apelo matemático, a invenção do soneto é atribuída a Giacomo da Lentini, chefe da escola siciliana do Sacro Imperador Romano Frederico II. O presente texto tem como objetivo principal a justaposição de duas poéticas, a do português Daniel Jonas e a do brasileiro Paulo Henriques Britto, de modo a fazer ressaltar as distinções no tratamento metapoético dispensado ao soneto e a outras formas que dele derivam.

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Biografía del autor/a

Roberto Bezerra de Menezes, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado em Estudos  Literários pela Universidade Federal  de  Minas  Gerais  –  UFMG. Atualmente, é bolsista de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – Pós-Lit/UFMG. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9504-5388.

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Publicado

2020-12-18

Cómo citar

MENEZES, Roberto Bezerra de. La forme croisée dans la gorge: métasonètes de Daniel Jonas et Paulo Henriques Britto. Scripta, Belo Horizonte, v. 24, n. 52, p. 91–118, 2020. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2020v24n52p91-118. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/24628. Acesso em: 1 oct. 2025.