O discurso presidencial na manifestação do dia do exército: sentidos de liberdade, democracia e povo
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p335-358Palabras clave:
Análise do Discurso; Presidente; Memória discursiva; Formação Discursiva.Resumen
Este artigo tem como propósito refletir sobre os conceitos de Formação Discursiva e Memória Discursiva, na perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa, daqui por diante AD, por meio da análise do discurso do Presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, realizado na manifestação do dia do Exército. A proposta do artigo consiste em analisar uma das manifestações, ocorrida no dia 19 de Abril de 2020, sendo o dia do Exército, na cidade de Brasília, e que contou com a participação do Presidente Jair Bolsonaro que, diante de uma unidade militar do exército, fez um discurso aos manifestantes presentes. As manifestações a favor do Presidente foram caracterizadas por alguns veículos da imprensa como “antidemocráticas” tendo em vista que têm como bandeiras o fechamento do Supremo Tribunal Federal - STF e do Congresso Nacional. A partir de elementos linguísticos presentes no corpus analisado foi possível constatar, através da memória discursiva, filiações de sentidos entre o discurso presidencial daquele período com o discurso presidencial atual. Tais filiações de sentido puderam também ser percebidas quando postas em análise o funcionamento discursivo de democracia, liberdade e povo, que mudam de sentido de acordo com a FD que se encontra em funcionamento.
Descargas
Citas
- Referências:
AMORIN, A. P.; GUIMARÃES, J. A corrupção da opinião pública- uma defesa republicana da liberdade de expressão. São Paulo- SP: Boitempo, 2013.
COURTINE, J. J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: Edufscar, 2014.
FERNANDES, C. A. Análise do Discurso: reflexões introdutórias. São Carlos: Editora Claraluz, 2008.
FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 16. ed. São
Paulo: Edições Loyola, 2008a.
__________. A Arqueologia do Saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro:
Forense Universitária, 2008b.
INDURSKY, F. A fala dos quarteis e outras vozes. 2ª ed. Campinas-SP: Editora Unicamp, 2013.
__________. A memória na cena do discurso. In: INDURSKY, F.; FERREIRA, M.C.L.; MITTMANN, S. (Orgs.). Memória e história na/da análise do discurso. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.
ORLANDI, E. P. Eu, tu, ele: discurso e real da história. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
__________. Maio de 1968: os silêncios da memória. In.: O papel da memória. ACHARD, P. et al. 4ª ed. Campinas-SP: Pontes Editora, 2015.
__________. Michel de Pêcheux e a Análise do Discurso. Revista Estudos de Linguagem, Vitória da Conquista, n° 1, p. 9 -13, 2005.
__________. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
__________. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
__________, E. P. et al (Orgs.) Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, São
Paulo: Editora da Unicamp, 1994.
PÊCHEUX, M. Ousar pensar e ousar se revoltar. Ideologia, marxismo, luta de classes. Décaloges. Vol. 1: Iss.4, 2014.
__________. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Trad. Eni P.
Orlandi. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2009.
__________. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni Orlandi. 4ª ed., Campinas, SP: Pontes, 2006.
__________. Papel da Memória. IN: Papel da Memória. Pierre Achard et al. Tradução: José Horta Nunes. 1ª edição. Campinas, SP: Pontes, 1999, p.49-50.
__________. Sobre a (Des-)construção das teorias linguistica In: Línguas e Instrumentos Linguísticos. Campinas: Pontes, 1998.
__________. Ler o arquivo hoje. In: Orlandi, Eni P. (orgs). Gestos de Leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.
__________. Delimitações, inversões, deslocamentos. Caderno de Estudos Linguísticos. Campinas, n.19, p. 7-24, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.