Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira?
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2023v27n59p67-91Palabras clave:
Conceito de língua, Definição de leitura, Ensino de língua portuguesa, BNCC Ensino Médio, Ensino FundamentalResumen
Este artigo analisa as concepções de língua e de leitura apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2017, 2018) para o ensino de língua materna nas etapas do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é verificar se os conceitos apresentados nos documentos oficiais brasileiros têm se orientado por evidências científicas e se são capazes de servir como base conceitual adequada para subsidiar práticas pedagógicas eficientes na sala de aula de língua materna. Para tanto, apresentamos concepções de língua e leitura sob o ponto de vista das ciências cognitivas e depois estabelecemos comparações entre tais conceitos e aqueles presentes no texto da BNCC. Por fim, concluímos que os conceitos de língua e leitura na BNCC não contemplam de forma satisfatória os achados científicos atuais sobre o tema, apresentando lacunas no que se refere a sua missão de documento norteador sobre as melhores práticas para a sala de aula.Os conceitos de língua e de leitura presentes na BNCC auxiliam os professores da educação básica brasileira?
Descargas
Citas
ANTHONY, J. L.; FRANCIS, D. J. Development of phonological awareness. Current directions in psychological Science, v. 14, n. 5, p. 255-259, 2005.
BERG, Michele; STEGELMAN, Trudy. The critical role of phonological and phonemic awareness in reading success: A model for early literacy in rural schools. Rural Special Education Quarterly, v. 22, n. 4, p. 47-54, 2003
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
PEIXOTO, Mayara Carvalho; DE ARAÚJO, Denise Lino Lino. O conceito de leitura na BNCC do ensino fundamental. Leitura, n. 67, p. 55-68, 2020.
CHAPPELL, Julia C. et al. Educational diagnosticians’ understanding of phonological awareness, phonemic awareness, and reading fluency. Assessment for effective intervention, v. 35, n. 1, p. 24-33, 2009.
CHOMSKY, N. 2020. Operações Fundamentais da Linguagem: Reflexões sobre o design ótimo. Cadernos de Linguística, Abralin. V. I, N. 1.
COOPER, Grant et al. Associations between Australian students’ literacy achievement in early secondary school and senior secondary participation in science: accessing cultural and science capital. International Journal of Science Education, v. 44, n. 10, p. 1549-1564, 2022.
DEHAENE, S. How we learn: Why brains learn better than any machine... for now. Penguin, 370, 2020.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre, Penso, 2012.
EHRI, Linnea C. Learning to read words: Theory, findings, and issues. Scientific Studies of reading, v. 9, n. 2, p. 167-188, 2005.
GABRIEL, Rosângela; KOLINSKY, Régine; MORAIS, José. O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 32, p. 919-951, 2016.
HANFORD, E. What the words say: Many kids struggle with reading—and children of color are far less likely to get the help they need. APM Reports, 2020.
HOOVER, Wesley A.; GOUGH, Philip B. The simple view of reading. Reading and writing, v. 2, p. 127-160, 1990.
MARCHANT, Gregory J.; PAULSON, Sharon E.; ROTHLISBERG, Barbara A. Relations of middle school students' perceptions of family and school contexts with academic achievement. Psychology in the Schools, v. 38, n. 6, p. 505-519, 2001.
PILATI, Eloisa. Linguística, gramática e aprendizagem ativa. 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
PILATI, Eloisa. 2019. Conhecimento e biologia na escola dentro de uma abordagem congregadora. In: Boechat, Alessandro & Nevins, Andrew. (Orgs.) O apelo das árvores. Campinas: Pontes Editores.
PILATI, Eloisa. Contribuições do conhecimento gramatical para o processo da escrita: a proposta da Gramaticoteca. In: ROEPER, Tom; MAIA, Marcus; PILATI, Eloisa. Experimentando Linguística na escola. Campinas, SP : Pontes Editores, 2020.
INSTITUTO PRÓ LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. São Paulo: IPL, 2020.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Por que as políticas públicas em alfabetização têm falhado no Brasil? Disponível em: https://cienciaparaeducacao.org/blog/2022/04/01/conecta-por-que-as-politicas-publicas-em-alfabetizacao-tem-falhado-no-brasil/2022. Acesso em 10 de março de 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.