A quebra do horizonte de expectativas sobre as obras literárias de mulheres negras caribenhas
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2023v27n61p324-351Palabras clave:
Literaturas negras caribenhas, Literaturas amefricanas, Estereótipo, DecolonialidadeResumen
Este estudo buscou, por meio de pesquisa bibliográfica, satisfazer o objetivo de relacionar a experiência de quebra do horizonte de expectativas – sobre obras de mulheres negras caribenhas – ao conceito de estereótipo, discutido por Homi K. Bhabha. Especificamente, pretendeu-se refletir sobre o horizonte de expectativas e a experiência do leitor; compreender o conceito de estereótipo por Homi K. Bhabha; e por fim, associar o conceito de estereótipo à experiência de quebra do horizonte de expectativas sobre as literaturas de mulheres negras caribenhas. Esta pesquisa justifica-se à medida que as discussões são capazes de gerar reflexões acerca dos sistemas de manutenção dos lugares de dominação presentes na sociedade. Para o embasamento teórico, dentre outros, utilizou-se Lélia Gonzalez (2020), Grada Kilomba (2019), Winnie Bueno (2020a) e o autor Bhabha (2013). Concluiu-se ser possível trabalhar a compreensão acerca do horizonte de expectativas e como a experiência do leitor nos ajuda a ler autoras negras, além de identificar experiências de subordinação empregadas a essas sujeitas. Foi possível entender a experiência de quebra do horizonte de expectativas sobre as literaturas de mulheres negras, compreendendo que o estereótipo possui o poder de modificar nossa concepção literária. A quebra de horizonte sobre autoras racializadas é um plano de fundo para entender que a perspectiva racial e de gênero está relacionada ao discurso discriminatório, o qual é fortalecido pela estratégia do estereótipo. Esse entendimento nos auxilia na compreensão de como lemos e interpretamos autoras negras.
Descargas
Citas
ALVES, Alcione Correa; OLIVEIRA, Jonata Alisson Ribeiro de. Colonialidade e gênero no romance Eu, Tituba: bruxa negra de Salem, de Maryse Condé. Literatura Scripta, v. 25, n. 55, 2021, p. 518-551. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/27240> Acesso em: 18 jul. 2023.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
BEAUGÉ-ROSIERS, Jacqueline. Contes de l’enfance aveugle. Île en île, 2007. Disponível em: < http://ile-en-ile.org/jacqueline-beauge-rosier-conte-de-lenfance-aveugle/>. Acesso em:
18 jul. 2023.
BOGART, Jeanie. “Woman”, “Le cri” y “A la foli”. Île en île, 2013. Disponível em: <http://ile-en-ile.org/jeanie-bogart-trois-poems/ >. Acesso em: 31 jul. 2023.
BUENO, Winnie. Imagens de controle: um conceito do pensamento de Patrícia Hill Collins.
Porto Alegre: Zouk, 2020a.
BUENO, Winnie. Imagens de Controle – Uma categoria analítica do pensamento feminista negro.
Pró-Reitoria de Extensão UFSM. Youtube, 2020b. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4mPUVq2MjI8>. Acesso em: 18 jul. 2023.
CAPÉCIA, Mayotte. Je suis martiniquaise (extraits). Île en île, 2003. Disponível em: <http://ile-en-ile.org/mayotte-capecia-je-suis-martiniquaise/ >. Acesso em: 18 jul 2023.
CASTRO, Katarina Kelly Brito. BAMBA, Mahomed. A Quebra do Horizonte de Expectativa em Do Começo ao Fim e em Mistérios da Carne. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 37, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2014. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2014/lista_area_DT4-CI.htm >. Acesso em: 01 ago. 2023.
COUTO, Lígia Paula; JOVINO, Ione da Silva. Colonialidade do ser. In MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva; SOUSA, Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de (org.). Suleando conceitos e linguagens: decolonialidades e epistemologias outras / Organizadoras: Doris Cristina Vicente da Silva Matos e Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de Sousa. Prefácio de Claudiana Nogueira de Alencar. Campinas: Pontes Editores, 1. ed., 2022, p. 77-82. Disponível em: <https://repi.ufsc.br/node/202>. Acesso em: 31 jul. 2023.
FRANÇA, Fagner Torres de. Metodologias Decoloniais: um museu de grandes novidades? Cadernos de estudos culturais, Campo Grande, MS, v. 2, p. 77-88, jul./dez., 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/article/view/11699> . Acesso em: 21 jul. 2023.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Tradução: Enilce do Carmo Albergaria Rocha. Editora UFJF. Juiz de Fora, 2005.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Orgs. Flavia Rios, Márcia Lima. 1. ed. Editora Zahar. Rio de Janeiro, 2020.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Editora Ática, 1994.
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org. e Trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103-133. Disponível em: <https://tonaniblog.files.wordpress.com/2019/03/tomaz-tadeu_identidade-e-diferenc3a7a.pdf >. Acesso em: 31 jul 2023.
JAUSS, Hans Robert. La historia literaria como desafío a la ciencia literaria. In: GUMBRECHT, Hans Ulrich et al. La actual ciencia literaria alemana. Salamanca: Anaya, 1971.
JEAN-GILLES, Mireille. Le voyage en Haïti. Île en île, 2004. Disponível em: <https://ile-en-ile.org/mireille-jean-gilles-le-voyage-en-haiti/>. Acesso em: 18 jul 2023.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Trad. Jess Oliveira. 1. ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LAHENS, Yanick. Yanick Lahens, écrire sans masques – escribir sin máscaras. LACHANSONDELACIGALE, 2015. Disponível em: <https://lachansondelacigale.wordpress.com/2015/08/18/yanick-lahens-ecrire-sans-masques-escribir-sin-mascaras/ >. Acesso em: 31 jul. 2023.
LIMA, L. C. (Org.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
OLIVEIRA, Jonata. ALVES, Alcione. Teseu, o labirinto e seu nome: Como Homi K. Bhabha poderia nos ajudar a compreender uma passagem de Moi, Tituba Sorcière..., de Maryse Condé?. Múltiplos Encontros: Linguagens. Caderno de Letras, nº 27, Jul. – Dez., 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/8840>. Acesso em: 18 jul. 2023.
QUIJANO, Anibal. A colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Clacso, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. Buenos Aires, 2005, p. 117-142. Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf >. Acesso em: 18 jul. 2023.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDDT, Tatiana Engel e SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.