Projetos dentro de projetos: ensino-aprendizagem da escrita na formação de professores de nível universitário e de outros agentes de letramento
Palabras clave:
Práticas de letramento, Formação do professor, Ensino-aprendizagem.Resumen
Este trabalho apresenta os resultados de um Projeto Temático Fapesp sobre letramento do professor, intitulado Formação do Professor: atividades de retextualização e práticas de letramento, que teve uma parte desenvolvida no âmbito do Convênio Bilateral Capes-Cofecub Ensino-aprendizagem da escrita na formação de profissionais de nível universitário, objeto deste volume. Apresentamos, da parte em que havia coincidência de objetivos e interesses de pesquisa nos dois projetos, tanto o contexto da pesquisa quanto as premissas básicas que orientaram as escolhas metodológicas e analíticas, e discutimos, ainda, as implicações da pesquisa para a área de formação do professor.
Descargas
Citas
ARCHER, M. S. Being human: the problem of agency. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
ASSIS, J. A.; MATA, M. A. A escrita de resumos na formação inicial do professor de língua portuguesa: movimentos de aprendizagem no espaço da sala de aula. In: KLEIMAN, A. B.; MATENCIO, M. de L. M. (Org.) Letramento e formação do professor: práticas discursivas, representações e construção do saber. Campinas: Mercado de Letras, 2005, p. 181-202.
BUNZEN, C. Dinâmicas discursivas na aula de português: usos do livro didático e projetos didáticos autorais. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas.
CHARTIER, A. M. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
CHARTIER, A. M.; HÉBRARD, J. Discursos sobre a leitura: 1880-1980. São Paulo: Ática, 1995.
CUNHA, R. C. Jornal escolar: raio de ações, rede de significações. Anais do SETA. Campinas, v. 3, 2009. p. 848-857.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. Handbook of qualitative research. London: Sage, 1994.
HEATH, S. B. Ways with words. Language, life and work in communities and classrooms. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
KLEIMAN, A B. Processos identitários na formação profissional: o professor como agente de letramento. In: CORRÊA, M.; BOCH, F. (Org.) Ensino de língua: letramento e representações. Campinas: Mercado de Letras, 2006.
KLEIMAN, A. B. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, n. 8, 2008. p. 409-424.
KLEIMAN, A. B.; MARTINS, Maria Silvia Cintra. Formação de professores: a contribuição das instâncias administrativas na conservação e na transformação de práticas docentes. In: KLEIMAN, Angela B.; CAVALCANTI, Marilda C. (Org.) Linguística aplicada: suas faces e interfaces. Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 273-298.
KLEIMAN, A. B.; SILVA, S. B. Letramento no local de trabalho: o professor e seus conhecimentos. In: OLIVEIRA, M. S.; KLEIMAN, A. B. (Org.) Letramentos múltiplos: agentes, práticas, representações. Natal: EDUFRN, 2008. p.12-30.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
MARTINS, M. S. C. Linguagem e papeis sociais na infância. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
MATENCIO, M. L. M. A leitura na formação e atuação do professor da educação básica. In: MARI, Hugo et al. (Org.) Ensaios sobre a leitura. Belo Horizonte: CIPEL/PUC Minas, 2005.
MATENCIO, M. L. M. Letramento na formação do professor – integração a práticas discursivas acadêmicas e construção da identidade profissional. In: CORREA, M. L. G.; BOCH, F. (Org.) Ensino de língua: letramento e representações. Campinas: Mercado de Letras, 2006b.
MATENCIO, M. L. M. Práticas discursivas, gêneros do discurso e textualização. Revista Estudos Linguísticos. São Carlos, v. 35, p. 138-145, 2006a.
OLIVEIRA, E. M. T. Construção identitária profissional no ensino superior: prática diarista e a formação do professor. 2006. Tese (Doutorado) – Universidade de Campinas, Campinas.
PINTO, A. L. G. Fragmentos de historias de lectura y escritura de profesorasalfabetizadoras en la ciudad de Campinas, São Paulo, Brasil, en la contemporaneidad del Siglo XX. In: DE LA PEÑA, M. V. G. (Org.) Mujer y cultura escrita: del mito al
siglo XXI. Astúrias: Gijón, v. 1, 2005. p. 251-266.
PINTO, A. L. G.; GOMES, G. G.; SILVA, L. C. B. Percursos de letramento dos professores: narrativas em foco. In: KLEIMAN, A. B.; MATENCIO, M. L. M. (Org.) Letramento e formação do professor: práticas discursivas, representações e construção do saber. Campinas: Mercado de Letras, 2005. p. 65-92.
PINTO, A. L. G.; SILVA, L. C. B.; GOMES, G. G. Memórias de leitura e formação de professores. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
SANTOS, C. B. Ensinar não é empurrar o conteúdo de goela abaixo: a construção da definição de pedagogia progressista pelo alfabetizador em formação. Trabalhos em Linguística Aplicada. n. 45, 2006. p. 135-145.
SANTOS, C. Um assunto puxa o outro: a representação da coerência textual na formação do alfabetizador. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de Campinas, Campinas.
SILVA, J. Q. G.; MATENCIO, M. L. M. Movimentos do sujeito na produção de sentidos: subjetivação e objetivação. Revista Scripta, v. 8, n. 16, 2. sem. 2005. p. 71-78.
SILVA, J. Q. G.; MATENCIO, M. L. M. Referência pessoal e jogo interlocutivo: efeitos identitários. In: KLEIMAN, A. B.; MATENCIO, M. de L. M. (Org.) Letramento e formação do professor: práticas discursivas, representações e construção do saber. Campinas: Mercado de Letras, 2005b. p. 245-266.
SILVA, J. Q. G.; MATENCIO, M. L. M. Textualização e produção de sentidos: movimentos do sujeito. In: Revista Scripta, n. 15. Belo Horizonte: PUC Minas, 2004.
SILVA, S. B. B. A retextualização de conceitos linguísticos nos PCN. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 45, n. 2, 2006.
SITO, L. A emergência de um agente político e o uso da escrita: um estudo sobre práticas de letramento num contexto de titulação quilombola. Disponível em:
www.mda.gov. br/aegre/index.php?sccid=622&ctuid=21641>. Acesso em: 2008.
SITO, L.; DE GRANDE, P. B. Letramento do professor: investigaciones desde una perspectiva sociocultural de la literacidad. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE LA CÁTEDRA UNESCO, 5, 2009, Caracas. Mejoramiento de la calidad y equidad de la educación en América Latina con base en la lectura y la escritura. Caracas: Unesco, 2009.
SOARES, M. B. Sobre os PCN de língua portuguesa: algumas anotações. In: MARCUSCHI, E.; SOARES, E. A. L. (Org.) Avaliação educacional e currículo: inclusão e pluralidade. Recife: Editora Universitária da UFPE, 1997.
SOUZA, A. L. S. Letramentos de reexistência: culturas e identidades no movimento hip-hop. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
TINOCO, G. M. A. de M. Projetos de letramento: ação e formação de professores de língua materna. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas.
VALSECHI, M. C. Desenredando os fios da teia: análise de um curso de formação continuada no contexto do programa teia do saber. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, 2009.
VIANNA, C. A. D. A formação continuada de professores e a educação à distância: novas possibilidades. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas.
VOLOSHINOV, V. N.; BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.
VÓVIO, C. L. Entre discursos: representações, práticas e identidades leitoras de alfabetizadores de pessoas jovens e adultas. 2007. Tese (Doutorado) – Universidade de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.