A relação com o escrito nos kits de identidade de adultos em processos de reconhecimento e certificação de competências
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2013v17n32p155Palabras clave:
Adultos, Identidades letradas, Competências, Interação.Resumen
No âmbito de um projeto de pesquisa centrado nas biografias de relação com o escrito de adultos envolvidos, em Portugal, em processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências - RVCC -, neste texto apresentam-se os dados relativos à inquirição a 113 adultos do distrito de Braga, Portugal, os quais, estavam a iniciar este processo de reconhecimento. Assume-se que as práticas de linguagem são indissociáveis dos contextos socioculturais em que as pessoas se movimentam, e que as práticas de leitura e escrita atravessam todos os diferentes domínios de vida, de modos mais ou menos vernáculos por oposição aos dominantes definidos por instituições como a escola. Entre as principais conclusões, destaca- -se nestes sujeitos, tidos como “iletrados”, a presença e variedade de atividades de interação com textos, por meio de textos e sobre textos. As características de tais atividades andam intimamente ligadas aos domínios de vida em que estes sujeitos participaram e participam. Neste sentido, a frequência e finalidade do RVCC contribuem para acrescentar aos kits de identidade destes cinco adultos, os traços, e valores que as comunidades letradas atribuem, sobretudo, à leitura.
Descargas
Citas
ALLIAGAS, Cristina; CASTELLÀ, Josep M.; CASSANY, Daniel. Aunque
lea poco, yo sé que soy listo. Estudio de caso sobre un adolescente que no lee literatura. OCNOS, Cuenca, 5, p. 97-112, 2009.
BARTON, David. Literacy: an introduction to the ecology of written language. London: Blackwell Publishers, 1994. 247 p.
BARTON, David; HAMILTON, Mary. Local literacies: reading and writing in one community. London/New York: Routledge, 1998. 299 p.
BARTON, David; HAMILTON, Mary; IVANIČ, Roz. Situated literacies: reading and writing in context. London/New York: Routledge, 2000. 222 p.
BARTON, David; IVANIČ, Roz; APPLEBY, Yvon; HODGE, Rachel; TUSTING, Karin. Literacy, lives and learning. London/New York: Routledge, 2007. 180 p.
CARRINGTON, Victoria; LUKE, Allan. Literacy and Bourdieu’s sociological theory: a reframing. Language and education. London, v. 11, n. 2, p. 96-112, Jul., 1997.
CASTRO, Rui; LARANJEIRA, Rómina. Educação e formação de adultos em Portugal. Concepções de literacia no discurso pedagógico oficial. Fórum. Braga, 42-43, p. 95-110, 2009.
DIONÍSIO, Maria de Lourdes. Educação e literacias. Relatório da disciplina. Grupo Disciplinar de Metodologias da Educação do Departamento de Metodologias da Educação – Instituto de Educação da Universidade do Minho. Braga (manuscrito não publicado), 2006. 119 p.
DIONÍSIO, Maria de Lourdes; CASTRO, Rui Vieira de. (Re)defining literacy: new roles of the workplace. In: BRON JR., Michal; GUIMARÃES, Paula; CASTRO, Rui Vieira de. The state, civil society and the citizen. Exploring relationships in the field of adult education in Europe. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2009. p. 185-195.
FISCHER, Adriana. A construção de letramentos na esfera académica. 340 p. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2007.
GEE, James Paul. La ideología en los discursos. Lingüistica social y
alfabetizaciones. Madrid: Ediciones Morata, 2005. 231 p.
GEE, James; HULL, Glynda; LANKSHEAR, Colin. The new work order: behind the language of the new capitalism. boulder, CO: Westview Press, 1996. 202 p.
GOMES, Maria do Carmo (Coord.). Referencial de competências-chave para a educação e formação de adultos – Nível secundário. Lisboa: Direcção Geral de Formação Vocacional, 2006. 92 p.
KEATING, Maria Clara. O poder de dar nome às coisas: sobre reconhecimentos e aprendizagens em práticas e discursos. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 15, n. 2, p. 131-167, 2002.
GRAFF, Harvey. The literacy myth: literacy and social structure in the 19th century city. London: Academic Press, 1979. 353 p.
HAMILTON, Mary; PITT, K. Challenging representations: constructing the adult literacy learner over 30 years of policy and practice in the United Kingdom. Reading research quarterly, 46, 4, p. 350-373, 2011.
HAMILTON, Mary; HILLIER, Yvonne. Changing faces of adult literacy. language and numeracy: a critical history of policy and practice. London: Trentham Books, 2006. 208 p.
KLEIMAN, Angela Bustos (Org.). Os significados do letramento. Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1999. 294 p.
KLEIMAN, Angela Bustos 1. Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. Perspectiva. Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 375-400, 2010.
LUKE, Allan; FREEBODY, Peter. Further notes on the four resources model. Disponível em: <http://www.readingonline.org/research/lukefreebody.html>.
Acesso em: 3 dez. 2010.
OCDE. Analfabetismo funcional e rentabilidade económica. Porto: Edições Asa, 1992. 142 p.
RODRIGUES, Cristina; NÓVOA, António. Prefácio. In: CANÁRIO, Rui; CABRITO, Belmiro (Org.). Educação e formação de adultos: mutações e
convergências. Lisboa: Educa, 2005. p. 7-14.
SETTON, Maria da Graça Jacintho. Um novo capital cultural: pré-disposições e disposições à cultura informal nos segmentos com baixa escolaridade. Educação & sociedade. Campinas, v. 26, n. 90, p. 77-105, jan./abr. 2005.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. 128 p.
STREET, Brian. Literacy in theory and practice. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1984. 243 p.
STREET, Brian. Social literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. London: Longman, 1995. 184 p.
STREET, Brian. Recent applications of New Literacy Studies in educational contexts. Research in the teaching of English. Michigan, v. 39, n. 4, p. 417-423, 2005.
TORRÃO, Maria João. Entre a escola e a vida. Percursos de literacia. 149 p. Dissertação (Mestrado em Educação: Supervisão Pedagógica em Ensino do Português). Instituto de Educação da Universidade do Minho. Braga, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.