Imagens em ruínas, identidades reinventadas: uma leitura de “Colheita”, de Nélida Piñon
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2014v18n35p35Palabras clave:
Colheita, Nélida Piñon, Conto, Gênero, Escrita literária, Fotografia.Resumen
Este estudo analisa o conto “Colheita”, de Nélida Piñon, focando a perspectiva de gênero a partir da qual as personagens homem e mulher são construídas. Intenciona verificar como a autora trabalha temas inerentes ao universo feminino e ao masculino por meio de personagens que transgridem as normas de gênero socialmente estabelecidas para transformar e reconstruir suas identidades.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Tradução de Isabel Pascoal. Lisboa: Edições 70, 1982.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Tradução de Julio Castañon. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Tradução de Vera da Costa e Silva et al. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988.
PEIXOTO, Nelson Brissac. As imagens e o outro. In.: NOVAES, Adauto (Org.) O desejo. São Paulo: Companhia das Letras. Rio de Janeiro: Funarte, 1990.
PIÑON, N. Colheita. In: PIÑON, N. (Ed.). Sala de armas. São Paulo: Círculo do livro, 1973. p. 172-179.
RUBIN, Gayle. The traffic in women. Notes on the “political economy” of sex. In: REITER, Rayna (ed.) Toward an Anthropology of women. New York: Monthly Review Press, 1975. p. 157-210.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.