Contribuição da interação social no ambiente virtual de ensino e aprendizagem para o desempenho de alunos de um curso a distância de formação continuada de professores

Autores/as

  • Jany Baena Fernandez Professora formadora da Secretaria Municipal de Educação do município de Campo Grande (MS) e Mestranda em Estudos de Linguagens (UFMS).
  • Dulce Márcia Cruz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p263

Palabras clave:

Interação, Ambiente virtual, Avaliação,

Resumen

Muito vem sendo feito visando responder à necessidade de formação continuada de professores para potencializar as práticas pedagógicas, por meio da mediação pedagógica com o uso dos recursos da Web 2.0, mas ainda pouco se sabe o peso que a interação que ocorre nos ambientes virtuais utilizados nesses cursos tem na avaliação dos estudantes. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar quanto à quantidade de interação social no fórum virtual de um curso a distância para docentes que atuam na gestão de tecnologias nas escolas contribuiu para seu desempenho e sua avaliação. A pesquisa investigou o caso do Curso “Ambiente Virtual de Aprendizagem no contexto da Aprendizagem e Avaliação”, oferecido entre 2011 e 2013, pela Secretaria Municipal de Educação para Coordenadores de Suporte Pedagógico de Tecnologia da Rede Municipal de Educação de Campo Grande, Mato Grosso do Sul e teve a participação dos dois docentes mediadores e de vinte e nove professores cursistas. Verificou-se que a interação permeia positivamente todo o processo de aprendizagem, contribuindo para o desempenho dos cursistas e a produção coletiva e colaborativa. No entanto, são inconclusivas as ligações entre quantidade de interação e avaliação positiva, já que em uma turma estudada esta relação foi direta, mas em outra não, o que sugere a necessidade de mais estudos sobre essa questão.

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Biografía del autor/a

Dulce Márcia Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Docente do Departamento de Metodologias de Ensino, Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2016-01-28

Cómo citar

FERNANDEZ, Jany Baena; CRUZ, Dulce Márcia. Contribuição da interação social no ambiente virtual de ensino e aprendizagem para o desempenho de alunos de um curso a distância de formação continuada de professores. Scripta, Belo Horizonte, v. 19, n. 36, p. 263–284, 2016. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p263. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p263. Acesso em: 10 sep. 2025.

Número

Sección

Dossiê interação, formação e ação profissional