Intertextos e mediações culturais em Nélida Piñon

Autores/as

  • Carlos Magno Gomes Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2016v20n39p277

Palabras clave:

Paródia, Intertextualidade, Metanarratividade,

Resumen

Este artigo faz um estudo sobre as marcas pós-modernas do romance de autoria feminina no início do século XXI, com destaque para Vozes do deserto (2004), de Nélida Piñon. Por ser uma paródia de Mil e uma noites, essa obra traz referências ao processo narrativo, ao mesmo tempo em que descreve a luta de Scherezade por liberdade.  Com tal empreitada, essa narradora explora a irreverência e a criatividade como armas contra a violência patriarcal.  Metodologicamente, abordamos conceitos estéticos e culturais de paródia, metanarratividade e identidade, propostos por Eduardo Coutinho, Umberto Eco e Zygmunt Bauman.

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Biografía del autor/a

Carlos Magno Gomes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Prof. associado UFS. Doutor em Literatura (UnB). Pesquisador Produtividade CNPq

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Publicado

2016-12-22

Cómo citar

GOMES, Carlos Magno. Intertextos e mediações culturais em Nélida Piñon. Scripta, Belo Horizonte, v. 20, n. 39, p. 277–290, 2016. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2016v20n39p277. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/P.2358-3428.2016v20n39p277. Acesso em: 30 sep. 2025.

Número

Sección

Dossiê: realismos e mediações