A questão da identidade na escrita acadêmica

Autores/as

  • Danytiele Cristina Fernandes de Paula Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), São José do Rio Preto. http://orcid.org/0000-0002-7038-6776

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2017v21n43p86

Palabras clave:

Identidade, Citação, Escrita acadêmica, Dialogismo

Resumen

No processo de formação acadêmica, os estudantes são confrontados com o dilema de produzir textos marcados, ao mesmo tempo, pela própria identidade e pela voz de outros pesquisadores, sendo, portanto, autorais sem deixar de citar os discursos já ditos. Para discutir esse problema, o presente artigo aborda a questão da identidade na escrita acadêmica, destacando seu caráter dialógico de constituição dentro da esfera social, cultural, histórica e acadêmica. Discute também a ideia de citação não apenas em termos tecnicistas e estruturais, mas como uma dimensão estética, marcada por relações de poder que também constituem a identidade dentro das produções textuais. A proposta é discutir esses conceitos para a compreensão do problema imposto aos alunos e as dificuldades encontradas por eles, problematizando questões ocultas pela abordagem puramente normativa, discutindo a constituição da escrita como dialógica e propondo encaminhamentos futuros para o tratamento da identidade da citação na formação acadêmica dos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danytiele Cristina Fernandes de Paula, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), São José do Rio Preto.

Pós-Graduanda em Estudos Linguísticos - Doutorado

Análise Linguística com ênfase em Descrição e Análise Funcional de Língua Falada e Escrita

Citas

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Dialogismo, polifonia e enunciação. In:

BARROS, Diana Luz Pessoa de; FIORIN, José Luiz (Org.). Dialogismo,

polifonia, intertextualidade: Em torno de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Edusp – Editora da Universidade de São Paulo, 1994. p. 1-10.

BARTHES, Roland. A morte do autor. In: BARTHES, Roland. O rumor da

língua. Lisboa: Edições 70, 1984.

BOCH, Françoise; GROSSMANN, Francis. Sobre o uso de citações no discursoteórico: de constatações a proposições didáticas. In: RINCK, Fanny; BOCH, Françoise; ASSIS, Juliana Alves (Org.). Letramento e formação universitária:formar para a escrita e pela escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. p. 283-307.

DELCAMBRE, Isabelle; LAHANIER-REUTER, Dominique. Discurso de outrem e letramentos universitários. In: RINCK, Fanny; BOCH, Françoise; ASSIS, Juliana Alves (Org.). Letramento e formação universitária: formar para a escrita e pela escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. p. 225-250.

DONAHUE, Christiane. Evolução das práticas e dos discursos sobre a escrita na universidade: um estudo de caso. In: RINCK, Fanny; BOCH, Françoise; ASSIS, Juliana Alves (Org.). Letramento e formação universitária: formar para a escrita e pela escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. p. 309-342

HYLAND, Ken. Disciplinary identities: Individuality and community in

academic discourse. New York, Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

SILVA, Jane Quintiliano Guimarães; ASSIS, Juliana Alves; BARTLETT, Lesley. Letramento e identidade: questões em estudo. Scripta, Belo Horizonte, v. 17, n. 32, p. 9-22, 1. sem. 2013.

SILVA, Jane Quintiliano Guimarães; GOMIDE, Renata Oliveira Marques.

Posicionamentos identitários em práticas de escrita da esfera acadêmica. Scripta, Belo Horizonte, v. 17, n. 32, p. 219-240, 1. sem. 2013.

VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004. Original publicado em 1929.

Publicado

2017-12-22

Cómo citar

FERNANDES DE PAULA, Danytiele Cristina. A questão da identidade na escrita acadêmica. Scripta, Belo Horizonte, v. 21, n. 43, p. 86–104, 2017. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2017v21n43p86. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p86. Acesso em: 20 ago. 2025.

Número

Sección

1º eixo: Questões em torno da relação com a palavra de outrem na escrita acadêmica