Uma rapariga loira no compasso do desejo

Auteurs-es

  • Maria Nazareth Soares Fonseca PUC Minas

Mots-clés :

Eça de Queirós, Singularidades de uma rapariga loira, Estratégias literárias, Desejo, Sociedade burguesa,

Résumé

Este artigo tem como objetivo a leitura do conto "Singularidades de uma rapariga loira", de Eça de Queirós, a partir do reconhecimento de estratégias literárias que compõem um olhar irônico sobre as estranhezas e singularidades de uma jovem, comparando-as com os valores da sociedade burguesa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. Maria Margarida Barahona. Lisboa: Edições 70, 1983.

ECO, Umberto. Interpretação e superinterpretação. Trad. MF. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

QUEIROZ, Eça de. Singularidades de uma rapariga loira. In: QUEIROZ, Eça de. Obras completas de Eça de Queiroz. Porto: Lello & Irmãos Editores, [s.d.].

Téléchargements

Publié-e

1997-03-21

Comment citer

FONSECA, Maria Nazareth Soares. Uma rapariga loira no compasso do desejo. Scripta, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 256–261, 1997. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/10162. Acesso em: 20 août. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Eça de Queirós

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

1 2 > >>