A cidade divorciada de si, em Divórcio, de Ricardo Lísias
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n46p11-24Mots-clés :
Literatura brasileiraRésumé
Este artigo apresenta um estudo da relação entre cidade e voz discursiva presente em Divórcio, de Ricardo Lísias, obra literária brasileira contemporânea que manifesta certa desconfiança quanto ao próprio trabalho de escritor de literatura, desconfiança evidenciada por meio de um recurso estético relativo ao elemento composicional da narrativa: o espaço urbano. Inquieta, a voz discursiva, que se encarna no narrador, não se fixa, está sempre em deslocamentos físicos ou mentais, como se fosse impulsionada para o entendimento de si. Sendo assim, pela impermanência em que se coloca, é revelado um embaraço, um dilema, um mal-estar quanto à sua existência, problema que se apresenta sob certa aura de fascínio, cuja resolução se dá na e pela construção da escrita, revelando o tempo em que se inscrevem, a contemporaneidade, tudo elucidado pela errância no espaço.
Palavras-chave: Vozes discursivas. Narrador. Escritor. Espacialidade. Cidade.
Téléchargements
Références
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
BRANDÃO, Luís Alberto. Teorias do espaço literário. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Fapemig, 2013.
KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para nós mesmos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
LÍSIAS, Ricardo. Divórcio. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 1987.
SANTOS, Luís Alberto Brandão; OLIVEIRA, Silvana Pessôa de. Sujeito, tempo e espaços ficcionais: introdução à teoria da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
WINK, George. Topografias literárias e mapas mentais: a sugestão de espaços geográficos e sociais na literatura. In: DALCASTAGNÈ, Regina; AZEVEDO, Luciene (Orgs.). Espaços possíveis na Literatura Brasileira contemporânea. Porto Alegre: Ed. Zouk, 2015. p. 21-33.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.