Como morrer em vida: performances literárias da morte

Auteurs-es

  • Aline Leal Fernandes Barbosa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n47p189-202

Mots-clés :

Erotismo. Sagrado. Morte. Hilda Hilst. Georges Bataille

Résumé

O erotismo, o sagrado e a morte são temáticas centrais nas obras de Hilda Hilst e Georges Bataille. Além disso, são modos performáticos da linguagem, sua tendência incontinente, seu excesso. Está aí o ponto crucial em que se encontram: a extremidade que perseguiram como via inevitável de criação. Este artigo debruça-se sobre algumas cenas da morte – como experiência radical da continuidade evocada pelo erotismo e o sagrado – como princípio de dissolução dos limites fundadores do mundo, de destruição da descontinuidade constitutiva. Trata-se, assim, de refletir sobre os movimentos de perturbação, desorganização e despossessão nas obras desses autores.

 

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Biographie de l'auteur-e

Aline Leal Fernandes Barbosa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pós-Doutora (Bolsista Capes/PNPD, 2019), Doutora (2017) e mestra (2013) pelo programa de Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio

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Documento: Arquivos do Acervo Hilda Hilst, do Centro de documentação Alexandre Eulálio (Cedae - IEL - Unicamp).

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Publié-e

2019-05-24

Comment citer

BARBOSA, Aline Leal Fernandes. Como morrer em vida: performances literárias da morte. Scripta, Belo Horizonte, v. 23, n. 47, p. 189–202, 2019. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2019v23n47p189-202. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/19420. Acesso em: 20 oct. 2025.