Como morrer em vida: performances literárias da morte
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n47p189-202Mots-clés :
Erotismo. Sagrado. Morte. Hilda Hilst. Georges BatailleRésumé
O erotismo, o sagrado e a morte são temáticas centrais nas obras de Hilda Hilst e Georges Bataille. Além disso, são modos performáticos da linguagem, sua tendência incontinente, seu excesso. Está aí o ponto crucial em que se encontram: a extremidade que perseguiram como via inevitável de criação. Este artigo debruça-se sobre algumas cenas da morte – como experiência radical da continuidade evocada pelo erotismo e o sagrado – como princípio de dissolução dos limites fundadores do mundo, de destruição da descontinuidade constitutiva. Trata-se, assim, de refletir sobre os movimentos de perturbação, desorganização e despossessão nas obras desses autores.
Téléchargements
Références
BATAILLE, Georges. A história do olho. Trad. Eliane Robert Moraes. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
BATAILLE, Georges. A literatura e o mal. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BECKER, Ernest. A negação da morte. Trad. Otavio Alves Velho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976.
COELHO, Nelly Novaes. “Um diálogo com Hilda Hilst”. In: Coelho, N.N. et al. Feminino singular: a participação da mulher na literatura brasileira contemporânea. São Paulo: GDR; Rio Claro, SP: Arquivo Municipal, 1989.
DINIZ, Cristiano (org). Fico besta quando me entendem. São Paulo: Editora, 2013.
HILST, Hilda. Fluxo-floema. São Paulo: Editora Globo, 2003.
HILST, Hilda. Pornochic – O caderno rosa de Lori Lamby/ Contos d’escárnio textos grotescos/ Cartas de um sedutor. São Paulo: Editora Globo, 2016.
FOUCAULT, Michel. “Prefácio à transgressão”. In: Ditos e Escritos III. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2001.
LAWRENCE, D.H. A barca da morte. Trad. Rui Rosado. Lisboa: Hiena Editora, 1985.
MORAES, Marcelo Jacques de. Georges Bataille e as formações do abjeto. In: Revista Outra travessia 5. IIha de Santa Catarina, 2° semestre de 2005: 107-120. Disponível em (13/06/2017): https://www.academia.edu/10992405/Georges_Bataille_e_as_forma%C3%A7%C3%B5es_do_abjeto
Revista : Sade: Attaquer le soleil. Paris : Beaux Arts Éditions, 2014.
Documento: Arquivos do Acervo Hilda Hilst, do Centro de documentação Alexandre Eulálio (Cedae - IEL - Unicamp).
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.