Produção de fanfictions e escrita colaborativa: Uma proposta de adaptação para a sala de aula

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p93-108

Palabras clave:

Escrita, Produção de Textos, Fanfiction

Resumen

Considerada uma das práticas sociais de leitura e escrita contemporâneas, a produção de fanfiction ou ficção de fã é nosso objeto de estudo neste artigo, que aborda também questões como a das práticas de escrita colaborativa, os desafios impostos ao debate no campo literário e a adaptação de parte dessas práticas para o ambiente escolar. A fim de testar esta última possibilidade, propôs-se um curso a estudantes universitários de uma instituição federal de ensino (na área de Letras) no qual foram criadas oportunidades de escrita colaborativa de contos, empregando uma dinâmica semelhante à das fanfics. Nossas conclusões apontam para uma recepção positiva dos estudantes quanto à escrita colaborativa, o que pode alterar suas performances de escrita no sentido de um maior engajamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Elisa Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Ana Elisa Ribeiro é professora e pesquisadora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (mestrado e doutorado), no bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição), em cursos de especialização e na educação profissional técnica de nível médio, dando aulas de Redação. É doutora em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) e mestre em Estudos Linguísticos (Cognição, linguagem e cultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também se bacharelou e licenciou em Letras/Português. É pós-doutora em Comunicação (PUC-Minas - 2009-2010), em Linguística Aplicada (Instituto de Estudos de Linguagem da Unicamp - 2011-2013) e em Estudos Literários (2015-2016, Pós-Lit UFMG, com pesquisa no Acervo de Escritores Mineiros). É membro do Grupo de Pesquisa em Produção Editorial (GPPE) da Intercom desde 2007. Lidera os grupos de pesquisa (CNPq) Escritas Profissionais e Processos de Edição e Mulheres na Edição. Entre outros, é autora dos livros "Textos Multimodais" e "Escrever, hoje" (Parábola Editorial) e "Livro - Edição e tecnologias no séc. XXI" (Moinhos/Contafios). É escritora, autora de livros e publicações literárias individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Atualmente, lidera projeto de pesquisa sobre Mulheres Editoras no Brasil, com apoio da Fapemig.

Lucas Mariano de Jesus, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Pesquisador e Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).      

Citas

ALMEIDA, Mariana Rodrigues Montenegro de et al. Self-publishing como escolha ativa: como o marketing de e-books é desenvolvido nesse cenário. 2016. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Coimbra, Coimbra, 2016.

ALVES, Waldinéia Lemes da Cruz. Letr@mento no universo fanfiction: do impresso à tela. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2015.

CARVALHO, C. R. A escrita colaborativa no ensino superior. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Formação de Professores, Complexidade, Trabalho docente. Anais... Curitiba: PUCPR, 2015. p. 10.345-10.355.

CASTILHO, Wagner Francisco et al. Escrita coletiva: cabeças distantes, conhecimentos articulados. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais...2007.

CLEMENTE, Bianca Jussara Borges. O gênero digital fanfiction e a modernidade líquida. Revista EducaOnline. Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 104-118, 2016.

CORCELLES, M. et al. Enseñar a escribir un artículo de investigación mediante na revisión colaborativa: percepciones de los estudantes. Revista Signos,Chile, v. 50, n. 95, p. 337-360, 2017.

COSTA, Fernando Albuquerque; CARVALHO, Ana Amélia Amorim. WebQuests: oportunidades para alunos e professores. Actas do Encontro sobre WebQuest, p. 8-25, 2006.

COSTA, M. J.; BULHÕES-CAMPOS, Jailma. Reflexões sobre a apropriação pedagógica do gênero digital Fanfiction para práticas de leitura e escrita, APalavrada, Bragança, v. 4, p. 57, 2013.

CRUZ, R. R. Fanfiction: impulsionando prática de leitura em tela e produção textual entre adolescentes. In: SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – multimodalidade e ensino. Anais Eletrônicos, Recife, p. 1-16, 2008.

FARACO, C. A. Apresentação. In: GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação à produção textual. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p 2-3.

FERRAREZI JR, Celso; CARVALHO, Robson Santos de. Produzir textos na educação básica: o que saber, como fazer. São Paulo. Parábola Editorial, 2015. 224 p.

GEE, J. P. The new literacy studies: from “socially situated” to the work of the social. In: BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. (ed.). Situated literacies: reading and writing in context. London: Routledge, 2000. p. 180-196.

GEE, J. P. What video games have to teach us about learning and literacy. Computers in Entertainment(CIE), University of Wisconsin-Madison, v. 1, n. 1, p. 20-20, 2003.

JENKINS, Henry. Textual poachers: studies in culture and communication. Abingdon-Onthames: Routledge, 1992.

JENKINS, Henry. Invasores do texto: fãs e cultura participativa. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial, 2015.

KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin. Studying new literacies. Journal of Adolescent & Adult Literacy, Newark, v. 58, n. 2, p. 97-101, 2014.

LACERDA, Tiago de Oliveira. Fanzines: uma faceta da comunicação alternativa na cidade de Campina Grande. 2008. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Paraíba, 2008.

LANKSHEAR, C. Literacies studies in education. In: PETERS, M. (org.). After the disciplines: the emergence of cultural studies. Westport, CT: Bergin & Garvey, 1999. p. 99-227.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. New literacies: changing knowledge and classroom learning. Open University Press, 2003.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. New literacies: everyday practices and classroom learning. 2. ed. Glasglow: McGraw-Hill/Open University Press, 2006.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. A new literacies reader. New York: Open University Press, 2011.

LEANDRO, Diêgo Cesar; WEISSHEIMER, Janaína; COOPER, Jennifer Sarah. Escrita colaborativa em Inglês como Língua Adicional: produção on-line e presencial em contexto universitário. Hipertextus Revista Digital, Recife, v. 10, p. 1-18, 2013.

LOPES, Iveuta de Abreu. Cenas de letramentos sociais. 2004. 212 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2004.

LOWRY, P.; CURTIS, A.; LOWRY, M. Building a taxonomy and nomenclature of collaborative writing to improve interdisciplinar research and practice. Journal of Business Communication, Washington, v. 41, n. 1, p. 66-99, 2004. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0021943603259363>. Acesso em: 2 out. 2017.

MIRANDA, Fabiana Móes. Fandom: um novo sistema literário digital. In: FERREIRA, Ermelinda Maria Araújo (org.). Intersecções: ciência e tecnologia, literatura e arte. Recife: Edufpe, 2009. p 1 -21.

MOLL, L. C. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

NEVES, André de Jesus. A literatura marginal na internet: o fenômeno fanfiction como instrumento de disseminação e divulgação das/nas margens. Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas, v. 1, p. 153-166, 2011.

OLIVEIRA, C. F. A cultura de fãs e fandom como perspectiva das práticas participativas de consumo de mídia. In: BULHOES, M.; MORAIS, Osvando J. de. (org.). Ciências da Comunicação: circularidades teóricas e práticas acadêmicas. Sarapuí, SP: OJM Casa Editoria, 2015. p. 630-655.

PAIVA, F. A. Conclusões sobre propostas de escrita colaborativa em wiki. In: SIELP, 4., 2014, Uberlândia-MG. Anais do SIELP, 2014.

PARIS, Larissa Giacometti. Oficina de fanfictions na escola: uma análise das práticas de revisão e reescrita. 2016. 125 p. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2016. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000967959>. Acesso em: 20 jul. 2018.

PINHEIRO, Petrilson Alan. A escrita colaborativa por meio do uso de ferramentas digitais: ressignificando a produção textual no contexto escolar. Calidoscópio, Porto Alegre,v. 9, n. 3, p. 226-239, 2011.

PIVA, Heidi Campana; AFFINI, Letícia Passos. Apontamentos sobre o conceito de fanfiction. In: X CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE MÍDIA CIDADÃ E V CONFERÊNCIA SUL-AMERICANA DE MÍDIA CIDADÃ UNESP, FAAC, Bauru-SP, 22-24 abr. 2015.

RIBEIRO, Ana Elisa. Escrita colaborativa mediada por computador: relato de caso no Brasil. In: LACO, Liliana; NATALE, Lucía; ÁVILA, Mónica (org.). La lectura y la escritura en la formación académica, docente y profesional. Buenos Aires: Editorial de la Universidad Tecnológica Nacional, 2011. v. 1. p. 209-216.

SANTANA, Inácia. A aprendizagem da escrita: estudo sobre revisão cooperada de texto. Porto: Porto Editora, 2007.

SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, V. M. (org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003. p. 89-113.

Publicado

2019-10-30

Cómo citar

RIBEIRO, Ana Elisa; JESUS, Lucas Mariano de. Produção de fanfictions e escrita colaborativa: Uma proposta de adaptação para a sala de aula. Scripta, Belo Horizonte, v. 23, n. 48, p. 93–108, 2019. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p93-108. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/19761. Acesso em: 20 ago. 2025.