Tendências da produção científica brasileira na área de Letras sobre letramento acadêmico na formação de professores
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2020v24n50p257-281Mots-clés :
Letramento acadêmico, Letramento docente, Formação de professores, Estado da arteRésumé
Apesar de decorrer das práticas sociais vivenciadas pelos universitários, o ensino da escrita acadêmica tem sido pouco presente nos cursos de licenciaturas. Isso se reflete na formação desses estudantes e futuros professores, que costumam apresentar lacunas no ler-escrever textos da esfera acadêmica. Considerada ainda a escassez de produções científicas brasileiras acerca desse tema, este estudo busca investigar as principais tendências da produção científica sobre letramento acadêmico na formação de professores na área de Letras, publicadas no banco de teses da CAPES, entre 2013 e 2017, visando mapear os desafios e as contribuições do debate acerca do letramento acadêmico na formação de professores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte que considera os trabalhos completos de dissertações e teses publicadas nessa plataforma e desenvolvidas no contexto brasileiro. Nessa investigação, encontraram-se apenas quatro trabalhos publicados sobre o tema na área de Letras, reafirmando a necessidade de investimento em pesquisa para avançar nas imbricações entre letramentos acadêmicos e letramento docente.
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