Compreensão leitora e compreensão de linguagem técnica na área da Engenharia: um estudo psicolinguístico
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2023v27n59p148-180Mots-clés :
Leitura, Compreensão em leitura, Linguagem técnica, Psicolinguística aplicada, EngenhariaRésumé
Este trabalho tem por objetivo discutir e compreender como se relacionam a compreensão em leitura e a compreensão de linguagem técnica no campo da Engenharia. Para tanto, são mobilizados dados coletados por meio de protocolos verbais de leitura, que intentam evidenciar informações acerca do processo de compreensão de textos por parte do participante, que verbaliza seus pensamentos durante uma tarefa de leitura. Os participantes da pesquisa são acadêmicos/as do 10º semestre do curso de Engenharia Elétrica de uma universidade do interior de Santa Catarina. Os dados são analisados quantitativamente, sob o viés teórico da Psicolinguística, considerando-se as teorias acerca dos processos integrantes da compreensão em leitura. A análise indica que os participantes da pesquisa, ao se defrontarem com terminologia especializada e desconhecida em textos da área, desenvolvem estratégias de leitura voltadas a aspectos mais abrangentes do texto. Quando, por sua vez, o texto de forma mais ampla oferece desafios aos leitores, estes recorrem a termos técnicos nos quais se apoiam para compreender o que foi lido. A compreensão em leitura e a compreensão de linguagem técnica estão, assim, em uma relação de interação e retroalimentação no contexto pesquisado.
Téléchargements
Références
ARROYO, Adolfo Alonso; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; GIL-LEIVA, Isididoro; PANDIELLA, Andrés. Protocolo verbal: análisis de la produción científica, 1941-2013. Inf. e Soc., João Pessoa, v. 25, n. 2, p. 61-75, maio/ago., 2016.
BLACHOWICZ, Camile L. Z.; FISCHER, Peter. Vocabulary instruction. In: KAMIL, Michael L.; MOSENTHAL, Peter B.; PEARSON, P. David.; BARR, Rebecca. (edit.). Handbook of Reading research. New Jersey: Lawrence Erlbraum Associates Publishers, 2000. v. III, p. 503-523.
CAVALCANTI, Marilda do Couto. Interação leitor-texto: aspectos de interpretação pragmática. Campinas: Editora da Unicamp, 1989.
DANEMAN, Maredyth. Individual differences in reading skills. In: BARR, Rebecca; KAMIL, Michael L.; MOSENTHAL, Peter; PEARSON, David. Handbook of reading research. New York: Longman, 1991. v. II, p. 512-538.
ERICSSON, K. Anders.; SIMON, Hebert A. Protocol analysis: verbal reports as data. Massachussetts: The Mit Press, 1993.
GAGNÉ, Ellen D.; YEKOVICH, Carol Walker; YEKOVICH, Frank. R. Reading. In: GAGNÉ, Ellen D.; YEKOVICH, Carol Walker; YEKOVICH, Frank. R. (org.). The cognitive psychology of school learning. [S. l.]: [S. n.], 1993. p. 267-313.
HEGARTY, Mary; CARPENTER, Patricia A.; JUST, Marcel A. Diagram in the comprehension of scientific texts. In: BARR, Rebecca; KAMIL, Michael L.; MOSENTHAL, Peter B.; PEARSON, P. David (ed.). Handbook of reading research. Nova Jersey: Laurence Erlbaum Associates, 1996. v. II, p. 641-668.
KRIEGER, Maria da Graça. A face linguística da terminologia. In: LEFFA, Vilson J. (org.). As palavras e sua companhia: o léxico na aprendizagem de línguas. Pelotas: EDUCAT, 2000. p. 177-192.
NAGY, William E.; SCOTT, Judith A. Vocabulary processes In: KAMIL, Michael L.; MOSENTHAL, Peter B.; PEARSON, P. David; BARR, Rebecca. (edit.). Handbook of Reading research. New Jersey: Lawrence Erlbraum Associates Publishers, 2000. v. III, p. 269-284.
OAKHILL, Jane; CAIN, Kate; ELBRO, Carsten. Compreensão de leitura. São Paulo: Hogrefe, 2017.
ORWELL, George. 1984. Traduzido por Alexandre Hubner e Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
PÉREZ, Isabel Santamaría. La terminologia: definición, funciones y aplicaciones. 2009. Disponível em: https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/12770/7/TEMA_1.pdf Acesso em: 02 dez. 2020.
PERFETTI, Charles; LANDI, Nicole; OAKHILL, Jane. A aquisição da habilidade de compreensão da leitura. In: SNOWLING, Margaret J.; HULME, Charles (org.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 245-265.
PRESSLEY, Michael; AFFLERBACH, Peter. Verbal protocols of reading: the nature of constructively responsive reading. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 1995.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-31.
SCHLICHTING, Thais de Souza. Compreensão leitora e linguagem técnica no Ensino Superior: um diálogo entre Psicolinguística e Engenharia. 2021. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.
SOUZA, Ana Cláudia; RODRIGUES, Cássio. Protocolos verbais: uma metodologia na investigação de processos de leitura. In: TOMITCH, Leda Maria Braga. Aspectos cognitivos e instrucionais da leitura. Bauru, SP: EDUSC, 2008. p. 19-36.
TOMITCH, Leda Maria Braga. Desvelando o processo de compreensão leitora: protocolos verbais na pesquisa em leitura. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 42-43, dez. 2007.
VAN DIJK, Teun A. Cognição, discurso e interação. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2017.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.