Um olhar sobre as ruínas da casa e sua correlação com o conflito familiar nos romances Os dois irmãos, de Germano Almeida e Dois irmãos, de Milton Hatoum

Auteurs-es

  • Antonio Aparecido Mantovani

Mots-clés :

Literatura cabo-verdiana, Literatura brasileira, Estudos comparados, Casa, Drama familiar.

Résumé

O diálogo entre a literatura brasileira e a cabo-verdiana não se esgota nas décadas de 30 e 40. Este pode ser observado até a atualidade e com extensão para outras regiões brasileiras, além do Nordeste. A partir desta reflexão, este estudo tem como objetivo investigar, dentro do macrossistema literário de língua portuguesa e no âmbito das relações literárias contemporâneas entre Brasil e Cabo Verde, as tensões das personagens a partir da casa nos romances Os dois irmãos, de Germano Almeida, e Dois irmãos, de Milton Hatoum. Nessas obras, a casa, distante de sua função de aconchego, em vez de ser “uma das maiores (forças) de integração”, no dizer de Bachelard, transforma-se num ambiente hostil, que impõe o conflito fraterno que se estende aos espaços em seu entorno.



Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA, G. de. Os dois irmãos. 2ª ed. Lisboa: Editorial Caminho, 1995.

ALMEIDA, G. A ilha fantástica. Lisboa: Editorial Caminho, 1994.

ALMEIDA, H. Hatoum, O salto da vida para a arte. Jornal da Tarde, São Paulo, sábado, 8 jul. 2000.

ARCE, B. C. Tempo, sentidos e paisagem: os trabalhos da memória em dois romances de Milton Hatoum. In: Arquitetura da memória: ensaios sobre os romances Dois irmãos, Relato de um certo oriente e Cinzas do norte de Milton Hatoum. Org. Maria da Luz Pinheiro de Cristo. Manaus: Editora da Universidade Federal Amazonas / UNINORT, 2007.

BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

CANDIDO, A. A personagem do romance. In: A personagem de ficção. 9 ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

CANDIDO, A. Degradação do espaço. In: Revista de Letras. Assis, vol. 14, pp. 7-36, 1972.

CARREIRA, A. Cabo Verde: classes sociais, estrutura familiar, migrações. Lisboa: Ulmeiro, 1977.

CRISTO, M. da L. P. de. Arquitetura da memória: ensaios sobre os romances Dois Irmãos, Relato de um certo oriente e Cinzas do norte de Milton Hatoum. Manaus: Editora da Universidade Federal Amazonas / UNINORT, 2007.

CRISTO, M. Relato de uma cicatriz: a construção dos narradores dos romances Relato de um certo oriente e Dois irmãos. Tese de Doutorado/USP: São Paulo, 1995.

FREIRE, J. A. T. Entre construções e ruínas: uma leitura do espaço amazônico em romances de Dalcídio Jurandir e Milton Hatoum. Tese de Doutorado/USP: São Paulo. 2006.

GANDARA, P. Construindo Germano Almeida: a consciência da desconstrução. Lisboa: Nova Vega, Ltda, 2008.

GOMES, S. C. Uma recuperação de raiz: Cabo Verde na obra de Daniel Filipe. Praia: Instituto Caboverdiano do Livro e do Disco, 1993.

HATOUM, M. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

MARIANO, G. Cultura caboverdiana – ensaios. Coleção: Palavra Africana. Lisboa: Vega, 1991.

PADILHA, L. C. O espaço do desejo: uma leitura de A ilustre casa de Ramires de Eça de Queirós. Rio de Janeiro: EDUFF – Editora Universitária, 1989.

SPÍNOLA, D. Evocações – A ilha de Santiago e a cultura cabo-verdiana. In: Evocações. V. 1. Praia: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 2004.

TOLEDO, M. P. M. e F. de. Entre olhares e vozes: foco narrativo e retórica em Relato de um certo oriente e Dois irmãos, de Milton Hatoum. São Paulo: Nankin Editorial, 2004.

Webgrafia

GOMES, S. C. Amar Cabo Verde. Disponível em: . Acesso em: 24 jan. 2008.

Téléchargements

Publié-e

2010-12-10

Comment citer

APARECIDO MANTOVANI, Antonio. Um olhar sobre as ruínas da casa e sua correlação com o conflito familiar nos romances Os dois irmãos, de Germano Almeida e Dois irmãos, de Milton Hatoum. Scripta, Belo Horizonte, v. 14, n. 27, p. 125–132, 2010. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/4333. Acesso em: 20 août. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê: África - dinâmicas culturais e literárias