Cultura estética e psicanálise – Schiller e Freud
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2012v16n31p195Mots-clés :
Educação, Estética, Cultura, Shiller, Freud.Résumé
O trabalho discute a educação e a formação da subjetividade a partir das ideias de Schiller e Freud. Pretende-se salientar aspectos das posições de Schiller e Freud quanto a algumas particularidades disso que se poderia talvez nomear como sendo da ordem da utopia de uma cultura estética.
Téléchargements
Références
BARBOSA, R. Schiller & a cultura estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
BARBOSA, R. A especificidade do estético e a razão prática em Schiller. In.: Kriterion, Belo Horizonte, n. 112, Dez/2005. p. 229-242.
FREUD, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1987.
FREUD, S. Le malaise dans la culture. In.: Oeuvres completes. Psychanalyse. Paris: PUF, Vol. XVII, 1994.
FREUD, S. Projeto de uma psicologia. Tradução de Osmyr Faria Gabbi Jr. Rio de Janeiro: Imago, 1995.
KANT, I. Observações sobre o sentimento do belo e do sublime. Campinas: Papirus, 1993.
KANT, I. Crítica da faculdade do juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
LACAN, J. Discours aux catholiques. Paris. Éditions du Seuil, 2005.
SCHILLER, F. Acerca do sublime. In.: Teoria da tragédia. São Paulo: EPU, 1991.
SCHILLER, F. Sobre graça e dignidade. Tradução de Ana Resende. Porto Alegre: Movimento, 2008.
SCHILLER, F. Cultura estética e liberdade. Tradução e organização de Ricardo Barbosa. São Paulo: Hedra, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.