Metamidialidade e literatura: uma leitura do romance Sweet Tooth, de Ian McEwan
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n45p69-80Keywords:
Literatura contemporânea. Ian McEwan. Metaficção. Metamidialidade.Abstract
Neste artigo, objetivamos analisar como o romance Sweet Tooth, escrito por Ian McEwan, na condição de objeto de mídia literário, representa aspectos midiáticos da própria literatura – uma operação que aqui nomeamos de representação metamidiática. Levamos em conta como os aspectos materiais, econômicos, técnicos, sociais e institucionais da literatura foram representados nesta narrativa em relação aos processos de produção, circulação e consumo que caracterizam a atividade literária. Percebemos que tal estratégia criativa tem dois principais desdobramentos: i. a apresentação da paisagem midiática da Inglaterra da década de 1970 para uma audiência contemporânea – paisagem essa marcada por fortes contornos autobiográficos; ii. a realização de um processo de letramento literário/midiático, que desenvolve nos leitores a consciência sobre o fato de a literatura ser uma forma mediada.Downloads
References
BERNARDO, Gustavo. O livro da metaficção. Rio de Janeiro: Tinta Negra, 2010.
BRUHN, Jørgen. Intermediality and narrative literature: medialities matter. London: Palgrave Macmillan, 2016.
CHALUPSKÝ, Petr. “Playfulness as apologia for a strong story in Ian McEwan’s Sweet Tooth”. Brno Studies in English, Praga, v. 41, n. 1, p. 101-115, 2015.
COOKE, Rachel. “Ian McEwan: ‘I had the time of my life’”. The Guardian, 2012. Disponível em: https://www.theguardian.com/books/2012/aug/19/ian-mcewan-sweet-tooth-interview. Acesso em: 15 de janeiro de 2017.
HUTCHEON, Linda. Narcissistic narrative: the metafictional paradox. Waterloo: Wilfrid Laurier University Press, 1980.
JUSTINO, Luciano Barbosa. Literatura de multidão e intermidialidade: ensaios sobre ler e escrever o presente. Campina Grande: EDUEPB, 2014.
McEWAN, Ian. Sweet Tooth. London: Vintage, 2013.
McLUHAN, Marshall. Understanding media: the extensions of man. Cambridge, MA: The MIT Press, 1994.
MOSER, Walter. “As relações entre as artes: por uma arqueologia da intermidialidade”. ALETRIA: revista de estudos de literatura, Belo Horizonte, v. 14, p. 42-65, 2006.
RYAN, Marie-Lauren. Media and narrative. In: HERMAN, David; JAHN, Manfred; RYAN, Marie-Laure (orgs.). Routledge encyclopedia of narrative theory. London and New York: Routledge, 2005, p. 288-292.
STARRE, Alexander. “‘Little Heavy Papery Beautiful Things’: McSweeney’s, metamediality, and the rejuvenation of the book in the USA”. Writing Technologies, Nottingham, v. 3, p. 25-41, 2010.
WAUGH, Patricia. Metafiction: the theory and practice of self-conscious fiction. London and New York: Routledge, 1984.
WOLF, Werner. “(Inter)mediality and the study of literature”. CLCWeb: Comparative literature and culture, West Lafayette, v. 13, n. 3, p. 1-9, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.