A escrita escolar a partir da Análise de Discurso: o discurso pedagógico escolar polêmico em prol do desenvolvimento de um aluno-autor
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p27-40Keywords:
Discurso Pedagógico Escolar Polêmico, Autoria, Temas SocioculturaisAbstract
Este artigo trata da escrita em sala de aula a partir do escopo teórico da Análise do Discurso de linha materialista que considera a linguagem como materialidade discursiva, ou seja, produzida pela relação constitutiva do material linguístico com sua exterioridade que engloba os contextos enunciativo e sócio-histórico. Em nossas análises, investigamos a produção de autoria em três textos argumentativos produzidos por alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio. Buscamos também observar de que forma o discurso pedagógico polêmico pode intervir na produção textual dos alunos sobre temas socioculturais, favorecendo o sujeito-aluno se colocar na posição de autor. Comprovamos nossa hipótese de que a partir de um discurso polêmico, há o estímulo da polissemia e, assim, havendo, portanto, condições para o aluno ocupar discursivamente a posição-autor. Além disso, através dessa reflexão teórico-metodológica, discutimos sobre a abordagem de temáticas socioculturais na escola como forma de contribuir ativamente para a formação de sujeitos-cidadãos, capazes de refletir e discursivizar o mundo ao seu redor com singularidade assim como orienta a BNCC de 2018 com a proposta da educação integral.
Downloads
References
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de estado (AIE). 6. ed. Tradução Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
ASSOLINI, F. E. P. Interpretação e letramento no Ensino Fundamental: dificuldades e perspectivas para a prática pedagógica escolar. In: TFOUNI, Leda V. (org.). Letramento, escrita e leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. p. 143-162.
ASSOLINI, F. E. P. O discurso lúdico na sala de aula: letramento, autoria e subjetividade. In: ASSOLINI, F. E. P.; LASTÓRIA, A. C. (org.). Diferentes linguagens no contexto escolar: questões conceituais e apontamentos metodológicos. Florianópolis: Editora Insular, 2013. p. 33-52.
BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: SEB/MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
FERNANDES, C. O visível e o invisível da imagem: uma análise discursiva da leitura e da escrita de livros de imagens. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017.
FOUCAULT, M. O que é um autor? 3. ed. Lisboa: Vega, 1992.
FUCHS, C.; PÊCHEUX, M. Por uma análise automática do discurso; atualização e perspectivas. In: GADET, F.; HAK, T. (org.). Análise do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997. p.163-187.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios & procedimentos. São Paulo: Pontes, 2002. ORLANDI, E. P. Interpretação, autoria, leitura e efeitos do simbólico. Campinas, SP: Pontes, 2007.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2009.
PÊCHEUX, M. Por uma análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Análise do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997. p. 61-89.
PÊCHEUX, M. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre et al. (org.). Papel da memória. São Paulo: Pontes, 1999. p. 49-57.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.