Do encanto ao encontro de vozes afro-brasileiras na tradição oral
Keywords:
Tradição, Arte de contar, Conto oral, Memória, África, Brasil, Chatelain.Abstract
Ao longo da história, é possível perceber que, em todas as sociedades, a arte de contar sempre fez parte da nossa vida e garantiu a manutenção de memórias e saberes transmitidos no tecido das narrativas. Um dos lugares onde essa arte se faz presente com vigor é a África. As tradições orais têm sido apontadas por diversos pesquisadores como um traço distintivo da cultura africana. E, no exercício dessa arte, é possível ouvir diálogos e ressonâncias entre vozes africanas e brasileiras. Por intermédio de uma arte marcada pelo exercício do contar de novo, percebe-se contatos entre vozes que não se calam, que se traduzem e se inscrevem em histórias que se transmitem de boca a ouvido e da letra ao verbo. Portanto, o que se pretende neste artigo é, no processo de intensos entrecruzamentos de vozes e culturas que permeiam a tradição oral, analisar diálogos e ressonâncias transtextuais entre contos orais registrados no Brasil e em Angola.
Downloads
References
BATALHA, Ladislau. A língua de Angola. Lisboa: Companhia Nacional, 1891.
CAMPOS, Haroldo de. Deus e o diabo no Fausto de Goethe: leitura do poema acompanhada da transcrição em português das duas cenas finais da Segunda Parte. São Paulo: Perspectiva, 1981.
CAMPOS, João da Silva. Contos e fábulas populares da Bahia. In: MAGALHÃES, Basílio de. O folclore no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1960.
CASASANTA, Lúcia Monteiro. As mais belas histórias: comunicação e expressão. v.2 e 3. Belo Horizonte: Editora do Brasil, 1985.
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 8. ed. São Paulo: Global, 2000.
CASCUDO, Luís da Câmara. Literatura oral no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: USP, 1984.
CASTRO, Yeda Pessoa de. A influência das línguas africanas no português brasileiro. Disponível em:<http://www.smec.salvador.ba.gov.br/documentos/
linguas-africanas.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2010.
CASTRO, Yeda Pessoa de. O português do Brasil, uma intromissão nessa história. In: GALVES, Charlotte; GARMES, Hélder (Org.). África–Brasil: caminhos da língua portuguesa. Campinas: Unicamp, 2009.
CASTRO, Yeda Pessoa de. Os falares africanos na Bahia: um vocabulário afrobrasileiro. Rio de Janeiro: Topbooks, 2001.
CHATELAIN, Héli. Contos populares de Angola: cinquenta contos em quimbundo coligidos e anotados por Héli Chatelain. Lisboa: Agência-Geral do Ultramar, 1964.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 5. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
FINNEGAN, Ruth. O significado da literatura em culturas orais. In: QUEIROZ, Sônia (Org.). A tradição oral. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006.
FONSECA, António. Contribuição ao estudo da literatura oral angolana. Luanda: INLD, 1996.
GOMES, Lindolfo. Contos populares brasileiros. 3. ed. Ilustrações de Santa Rosa. São Paulo: Melhoramentos, 1965.
JESUS, Maria Cecília de; ALVES, Maria das Dores. Histórias que a Cecília contava. Organização de Maria Selma de Carvalho, José Murilo de Carvalho e Ana Emília de Carvalho. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
ONG, Walter. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. Tradução de Enid Abreu Dobránszky. Campinas: Papirus, 1998.
PINTO, Alexina de Magalhães. Contribuição do folk-lore brazileiro para a bibliotheca infantil. Rio de Janeiro: G. Ribeiro dos Santos, 1907.
QUEIROZ, Sônia. 7 histórias de encanto e magia. Belo Horizonte: PROEX/UFMG/FINEP, 1999.
RIBAS, Óscar. Misoso: literatura tradicional angolana. Literatura Tradicional Angolana, v.1, 1979.
RIBAS, Óscar. Sunguilando: contos tradicionais angolanos. Luanda: União dos Escritores Angolanos, 1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.