Imediaticidade Pragmática e Uso do Presente do Indicativo em Manchetes e Subtítulos Jornalísticos
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2020v24n51p265-292Palavras-chave:
Manchete jornalística. Subtítulo. Presente do indicativo. Estrutura conceptual. Ato de Fala.Resumo
Este artigo examina o uso do Presente do Indicativo em manchetes e subtítulos de jornais online em português, sob a perspectiva da Gramática Cognitiva. A análise tem o objetivo de investigar os mecanismos cognitivos e pragmáticos associados ao uso do Presente do Indicativo para referência a eventos passados, contrastando-o com usos do Passado no mesmo contexto. A investigação parte da noção de imediaticidade epistêmica, referente ao presente simples em inglês (LANGACKER, 2001, 2009), expandindo-a para propor a noção de imediaticidade pragmática, relacionada à realização do ato de fala de noticiar. Os resultados indicam que o uso do Presente do Indicativo predomina nas manchetes, e que a combinação temporal mais frequente é MANCHETE (Presente do Indicativo) – SUBTÍTULO (Pretérito).
Downloads
Referências
FAUCONNIER, Gilles. Mental Spaces: Aspects of Meaning Construction in Natural Language. Cambridge, MA: The MIT Press, 1985.
AUTOR 2, Ano.
FOLHA DE SÃO PAULO. Disponível em <www.folha.uol.com.br/>. Acesso em março-abril de 2015.
JORNAL DO BRASIL. Disponível em <www.jb.com.br>. Acesso em março-abril de 2015.
LANGACKER, R. The English Present Tense. English Language and Linguistics. Vol.5(2). Cambridge University Press, 2001. pp. 251-272.
LANGACKER, R. Cognitive Grammar: a basic introduction. New York: Oxford University Press, 2008.
LANGACKER, R. The English present: Temporal coincidence vs. epistemic immediacy. In: LANGACKER, R. Investigations in cognitive grammar. (Cognitive linguistics research; 42). New York: Mouton de Gruyter Berlin, 2009. Capítulo 7, pp. 185-218.
LANGACKER, R. Conferência Linguistic construal and conceptual analysis. I WORKSHOP INTERNACIONAL DO LINC (Laboratório de Linguística Cognitiva), UFRJ, 2016.
MARMARIDOU, S. Pragmatic meaning and cognition. Amsterdam/ Philadelphia: John Benjamins, 2000.
O GLOBO. Disponível em <http://oglobo.globo.com/>. Acesso em março-abril de 2015.
AUTOR 1, Ano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".