Lorde, de João Gilberto Noll: imaginário e identidade

Autores

  • Milene Gayer Goulart Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p184-196

Palavras-chave:

João Gilberto Noll., Lorde, Identidade, Imaginário, Alteridade

Resumo

Este artigo consiste em uma análise do romance Lorde (2014), do autor João Gilberto Noll, fundamentada nas teorias do Imaginário, propostas por Gilbert Durand (2012), Chevalier e Gueerbrant (1991), e nas considerações de Stuart Hall e Tadeu Tomaz da Silva (2000) acerca da construção da identidade. A literatura de Noll apresenta, como um de seus temas centrais, os conflitos na construção identitária do sujeito, abordando as relações dos protagonistas com o espaço, com o outro e com o próprio corpo. Na narrativa Lorde, o protagonista, um autor brasileiro inominado, é convidado a passar uma temporada na cidade de Londres, o que desencadeia uma série de questões identitárias. Diante da condição de estrangeiro e dos conflitos com a idade e com o corpo, em um processo de alteridade, o protagonista tem sua identidade reinventada, mesclada a de outras personagens, além de vivenciar situações que, de modo simbólico, fazem menção à ideia de renascimento.

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Referências

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Publicado

18-11-2022

Como Citar

GOULART, Milene Gayer. Lorde, de João Gilberto Noll: imaginário e identidade. Scripta, Belo Horizonte, v. 26, n. 56, p. 184–196, 2022. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p184-196. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/27954. Acesso em: 9 set. 2025.

Edição

Seção

Cenas de Leituras, desleituras, releituras literárias