“Education plan for the ground school”:

analysis of the german ministry of education’s guidelines for foreign language teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2023v27n60p132-161

Keywords:

foreign language, curriculum, elementary education

Abstract

This paper is situated in the scope of issues focused on the teaching and learning of languages and their effects on the practice of teaching. Thus, it is part of a larger project that aims to analyze the internationalization of basic education in relation to public policies for bilingual education in Brazil. In the meantime, it aims to understand conceptions and guidelines of the German Ministry of Education for the Teaching of Foreign Language for the years equivalent to the Early Years of Brazilian Elementary School. These guidelines guide approved bilingual primary schools and are also directed to primary schools that have the possibility to start foreign language classes from the 1st year. The theoretical frameworks used are CECR (2001), Libâneo (2006), Megale (2019), Spinassé (2006) and Souza (2019). The methodological and data analysis procedures are based on clippings from the Common European Framework for Language Teaching and the German Ministry of Education document prepared in partnership with the Ministry of Culture, Youth and Sport of the state of Baden-Wurttemberg for the initial years, entitled "Education plan for the ground school". It was observed that the document considers three items: communicative skills, linguistic resources and cultural competences. Moreover, although there are directions, however, it is concluded that this document leaves open possibilities of content and methodology, pointing out only the importance of setting goals to achieve effective learning of competencies and skills by students.  

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Author Biographies

Isabela Vieira Barbosa, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestra em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, na Linha de Pesquisa Linguagem em Educação. Possui Pós-Graduação em Educação Infantil e Desenvolvimento pela Universidade Cândido Mendes e especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Possui graduação em Administração pela UNIASSELVI e graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

   

Caique Fernando da Silva Fistarol, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha Formação de professores, políticas e práticas educativas; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha de pesquisa de Linguagens, Arte e Educação. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela UNINTER, em Mídias da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Letras - Português/ Inglês e respectivas Literaturas, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Foi supervisor do Subprojeto Interdisciplinar de Linguagens, Letras/Inglês e Pedagogia, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na FURB. É efetivo na Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau e, atualmente, atua como Coordenador de Língua Inglesa, como Coordenador da organização de ensino curricular da Educação Bilíngue e como Coordenador Articulador da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ainda, foi bolsista Redator do Ministério da Educação (MEC) na produção do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense, a partir do documento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Atuou como Formador do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense pelo MEC, entre os anos de 2019 e 2022. Escreveu a proposta para Língua Alemã e Língua Inglesa, Educação Bilíngue e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com os docentes da Rede Municipal de Blumenau, para o Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau. Participa como Conselheiro e Secretário no Conselho Municipal de Educação de Blumenau (CME), desde o ano de 2018 e é Membro do Fórum Municipal de Educação de Blumenau (FME). Os principais interesses de estudo são em ensino e aprendizagem de línguas na Educação Básica e Superior, internacionalização do currículo , políticas lingüísticas, formação de professores e projetos de letramentos.

Marcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorado em Educação- UNICAMP (2012). Mestrado em Educação- FURB;(2002) - Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde - ENSP FIOCRUZ Núcleo São Paulo (2006); Especialização em Dificuldades de Aprendizagem -UNIPLAC (1992); - Graduação em Pedagogia-UNIPLAC(1988)- Atuou como professora e Administradora Escolar na Rede Municipal de Blumenau (1989 -2004). Foi Assessora Pedagógica na Pró-reitoria de Ensino (2004 a 2013). Foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação (2015 a 2018). Participou da Gestão Superior, como Vice Diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (2018-2021); Atualmente é Professora e Pesquisadora da graduação e do Programa de Pós-graduação Mestrado e -Doutorado em Educação. Integra a Linha de Pesquisa: Formação de professores, políticas e práticas educativas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES -FURB. Participante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GIEPES/UNICAMP. Rede Iberoamericana de pesquisas em políticas e processos de Educação Superior Ênfase nos seguintes temas: Educação Superior, Docência Universitária, Licenciaturas, Políticas Curriculares, Internacionalização do Currículo.

References

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SOUZA, Renata Condi de. Metodologias para a Educação Bilíngue. In: MEGALE, Antonieta. Educação bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019. p. 43-56.

Published

2023-12-21

How to Cite

VIEIRA BARBOSA, Isabela; FISTAROL, Caique Fernando da Silva; HEINZLE, Marcia Regina Selpa. “Education plan for the ground school”:: analysis of the german ministry of education’s guidelines for foreign language teaching. Scripta, Belo Horizonte, v. 27, n. 60, p. 132–161, 2023. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2023v27n60p132-161. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/30470. Acesso em: 20 aug. 2025.

Issue

Section

Eixo I. Políticas multilíngues, relações interculturais e formação