O PERFIL DO DELEGADO MARCELO ARIGONY NO FACEBOOK: a circulação de sentidos sobre o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS)

  • Carlos Renan Samuel SANCHOTENE Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Adriana Domingues GARCIA Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na linha de pesquisa Midiatização e Processos Sociais.
Palavras-chave: Midiatização. Circulação. Discurso. Facebook.

Resumo

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, foi uma das maiores tragédias do Brasil, ganhando destaque na mídia nacional e internacional. Nas redes sociais, o perfil no Facebook do delegado regional de Polícia Civil, Marcelo Mendes Arigony, que investigou a tragédia, foi um dispositivo interacional de “contato” entre o público e um ator social responsável pela investigação. Nesse sentido, analisamos as postagens no referido perfil ao longo de seis meses, a partir da data que ocorreu o acontecimento, identificando quatro pré-categorias de análise e distintos sentidos em circulação referentes à tragédia.
Publicado
10-06-2014
Seção
ARTIGOS