Teologia Política em Martinho Lutero
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O texto Teologia Política em Martinho Lutero pretende apresentar a ética política luterana com base nos principais tratados do reformador alemão a esse respeito. Recorreremos também a especialistas e historiadores do pensamento luterano que o interpretam sob diferentes pontos de vista para fundamentarmos nossa posição. Identificaremos nos textos de Martinho Lutero, em primeiro lugar, um claro ataque à autoridade papal e da Cúria, e suas pretensões de soberania universal sobre todas as instâncias da vida. Demonstrar-se-á que Martinho Lutero parte desse duro ataque à autoridade papal e uma defesa intransigente da obediência à autoridade secular em seus primeiros anos, para uma posição distinta dessa. Esse primeiro posicionamento de Lutero era resultado de sua interpretação da Bíblia, especialmente de textos do Novo Testamento, como, por exemplo, Romanos 13 e Mateus 22:21. Em seu período mais maduro, Lutero passa a fazer uma defesa da resistência pacífica à autoridade injusta e daí, à resistência armada contra o tirano, quando este ameaçar a fé cristã.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.