Teologia Política em Martinho Lutero

Main Article Content

Wanderley Pereira da Rosa

Resumo

O texto Teologia Política em Martinho Lutero pretende apresentar a ética política luterana com base nos principais tratados do reformador alemão a esse respeito. Recorreremos também a especialistas e historiadores do pensamento luterano que o interpretam sob diferentes pontos de vista para fundamentarmos nossa posição. Identificaremos nos textos de Martinho Lutero, em primeiro lugar, um claro ataque à autoridade papal e da Cúria, e suas pretensões de soberania universal sobre todas as instâncias da vida. Demonstrar-se-á que Martinho Lutero parte desse duro ataque à autoridade papal e uma defesa intransigente da obediência à autoridade secular em seus primeiros anos, para uma posição distinta dessa. Esse primeiro posicionamento de Lutero era resultado de sua interpretação da Bíblia, especialmente de textos do Novo Testamento, como, por exemplo, Romanos 13 e Mateus 22:21. Em seu período mais maduro, Lutero passa a fazer uma defesa da resistência pacífica à autoridade injusta e daí, à resistência armada contra o tirano, quando este ameaçar a fé cristã. 

Article Details

Como Citar
ROSA, W. P. DA. Teologia Política em Martinho Lutero. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 14, n. 44, p. 1210-1229, 29 dez. 2016.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Wanderley Pereira da Rosa, Faculdade Unida de Vitória

Doutor em Teologia pela PUC/RJ (2015) e Mestre em Teologia Prática pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo/RS (2010). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002) e graduação em Teologia - Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (1991). É Diretor-Geral da Faculdade Unida de Vitória, onde leciona na Graduação e Pós-Graduação as Disciplina História do Cristianismo, História do Cristianismo na América Latina, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso e Religião e Esfera Pública. Lidera desde 2012 o Grupo de Pesquisa sobre Religião e Sociedade Brasileira com linhas de pesquisa em Protestantismo Brasileiro e Religião e Sociedade. Membro da SOTER - Sociedade de Teologia e Ciências das Religião é também o Editor Responsável pelas publicações da Editora Unida.