Neo-hinduísmo carioca: um estudo sociológico sobre um grupo de vedanta

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Thaís Silva de Assis

Resumo

Esta dissertação aborda a temática das formas contemporâneas de expressão religiosa das classes médias urbanas brasileiras. A partir do estudo sociológico do caso de um grupo carioca de vedanta e da análise de como o Neo-hinduísmo é vivenciado e concebido por seus frequentadores, o trabalho apresenta o que significa ser religioso para um segmento médio urbano carioca. Os dados coletados em campo a partir da observação e participação em atividades do grupo, bem como a partir de entrevistas com seus membros, são interpretados com referência às características da transnacionalização do Hinduísmo e da dinâmica de mudanças do campo religioso brasileiro nas últimas décadas. Estas análises dialogam, sobretudo, com a problematização da capacidade explicativa do conceito de religião para as formas contemporâneas de expressão religiosa, especialmente aquelas identificadas como não convencionais. O objetivo é fornecer uma abordagem que potencialize a compreensão das manifestações religiosas que ficam às margens do conceito de religião. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ASSIS, T. S. DE. Neo-hinduísmo carioca: um estudo sociológico sobre um grupo de vedanta. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 46, p. 658-659, 30 jun. 2017.
Seção
Dissertações e Teses/Dissertations and Theses (Resumo/Abstract)
Biografia do Autor

Thaís Silva de Assis, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/IFCS/UFRJ)

Mestre em Sociologia, tem interesse na área de Sociologia da Religião e pesquisa formas contemporâneas de expressão religiosa das classes médias.