Presídias dos terceiros do Carmo de Vila Rica: territorialidade e rede confraternal em Minas Gerais, 1744-1848
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A pesquisa trata da configuração institucional da Ordem Terceira do Carmo da capital político-administrativa do território minerário, Vila Rica ou Ouro Preto, através das suas filiais, as presídias (presidências locais), cuja disseminação ultrapassou os limites da capitania/província de Minas Gerais, no interior brasileiro. As presídias forneceram à sede-matriz da Ordem Terceira rendimentos acrescidos (pagamentos, doações, concessões) que não eram acessíveis às irmandades reduzidas a uma jurisdição paroquial. As filiais da Ordem foram os dispositivos fundamentais de integração local dos associados (agentes do comércio ou emigrados) e da instituição da fraternidade, com papel destacado nas alianças de amizade e de parentesco. Essa associação religiosa de abrangência territorial, justaposta à teia de freguesias das Minas (matrizes e capelas), conformou uma elite político-econômica e as identidades dos agentes de poder (brancos, senhores, autoridades políticas, militares), contribuindo para forjar noções de pertencimento comunitário e de reconhecimento de grupo (conforme o estamento). Através da difusão das presídias, ademais, pode-se apreender o mercado dos bens simbólicos relacionados às práticas devocionais carmelitanas.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.