As religiões na sociedade pós-industrial: leitura sociológico-filosófico-teológica

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jose Armando Vicente

Resumo

Pergunta-se: que lugar e que função podem ter as religiões no contexto pós-industrial? A pluralidade religiosa constitui um mal a ser eliminado? É uma realidade negativa, pecaminosa, contrária a vontade de Deus? Ela deve ser atribuída ao poder do demônio, sendo feita de politeísmo, de idolatria e de práticas imorais? Qual o sentido ou significado sociológico, filosófico e teológico das religiões, hoje? Embora haja muitas discordâncias quanto à determinação do lugar a ser ocupado pelas religiões, há uma aprovação por parte de muitos intérpretes: a afirmação de que as religiões são elementos imprescindíveis. Elas são espaços de articulação do sentido da vida; se revelam aptas a exercer funções na vida individual e social. A pluralidade das religiões é, portanto, um fenômeno de fato. Ao lado das grandes religiões, flutuam os novos movimentos religiosos: movimentos evangélicos; Renovação Carismática Católica; movimentos de vida comunitária; a Nova Era. Enfim, ligadas aos novos movimentos, encontram-se religiões individuais e privadas, construídas a partir dos ideais da modernidade e da ecologia. Acrescenta-se a todo este quadro religioso aquilo que Tillich chamou de as “quase-religiões”: religiões humanistas do progresso, da liberdade e da igualdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
VICENTE, J. A. As religiões na sociedade pós-industrial: leitura sociológico-filosófico-teológica. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 17, n. 53, p. 858, 31 ago. 2019.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Jose Armando Vicente, Faculdade Jesuita de Filosofia e Teolgia

José Armando Vicente. Nascido em Moçambique-África. Graduado em Filosofia no Seminário Interdiocesano de Maputo ( Moçambique); graduado em Teologia, no Instituto Santo Tomás de Aquino - Belo Horizobte; Pós-graduado em Formadores de Presbíteros, no Ista; Mestrado em Teologia Sistemática na FAJE, com ênfase na Teologia Crista das Religiões; Doutorado em Teologia na FAJE com ênfase na Teologia Crista das Religiões; Pós-graduando em Sociologia na Universidade Estacio.