Quando a sua ocultação chegar ao fim: o messianismo islâmico xiita nos fundamentos de uma identidade religiosa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Patrícia Simone do Prado

Resumo

O presente artigo objetiva analisar como a ideia messiânica se apresenta e se fundamenta em uma das religiões que mais cresce no mundo, o Islã, a partir da análise de uma de suas vertentes responsável por uma das maiores revoluções políticas (Revolução Iraniana, 1979), a vertente xiita. Para tanto, o trabalho se fundamentará nos seguintes passos: 1) breve apresentação da ideia messiânica nas três religiões monoteístas, atendo-se ao messianismo islâmico dentro da vertente xiita duodecimana; 2) busca pelos elementos revolucionários presentes no Islã xiita e verificação de como esses elementos alimentam a ideia de messianismo nesse grupo; 3) análise da ideia messiânica como formadora de identidade, entre os xiitas, e suas implicações na vivência sócio-religiosa-política dessa comunidade na atualidade. Sem a pretensão de esgotar o assunto, o trabalho que se segue surge como um sucinto, mas grande esforço (jihad) na busca pela compreensão de um elemento complexo, a saber, o messianismo no pensamento islâmico. A justificativa para tal meta encontra-se no desejo de apresentar um caminho de conhecimento sobre esse a fim de suscitar novas discussões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PRADO, P. S. DO. Quando a sua ocultação chegar ao fim: o messianismo islâmico xiita nos fundamentos de uma identidade religiosa. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 17, n. 53, p. 1073, 31 ago. 2019.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Patrícia Simone do Prado, PUC Minas

Pós-doutoranda em Ensino - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais sob a supervisão prof. Dr. Amauri Carlos Ferreira (2018). Doutora em Relações Internacionais - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com doutorado sanduíche no Líbano sob a supervisão prof. Dr. Joseph Alagha na Haigazian University (2018). Mestra em Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Especialista em Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2008). Bacharel em Teologia pelo Seminário Batista do Estado de Minas Gerais (2001). Líder do RELIGERI - Grupo de Pesquisa Religião e Relações Internacionais (R.I.), Pesquisadora do GRACIAS - Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e árabes - Universidade de São Paulo; GEOMM - Grupo de Estudos Oriente Médio e Magreb- PUC Minas e GPREPLUDI - Grupo de Pesquisa Religião, Pluralismo e Diálogo Inter-religioso - PUC Minas, . Membro da ABRI - Associação Brasileira de Relações Internacionais. Principais temas de atuação: Religião, Islã, Xiismo, Ashura, Martírio , Pedagogia do Martírio, Educação, Resistência, Resistência Islâmica (Hezbollah) , Identidade, Fundamentalismo Religioso, Terrorismo, Diálogo inter-religioso, Ecumenismo.