O poder tecnológico no mundo atual: implicações e desafios socioambientais

Main Article Content

Francisco de Aquino Júnior

Resumo

Se a técnica sempre foi um elemento fundamental na vida humana, ela se tornou no mundo moderno-contemporâneo o elemento determinante de nossa vida em todas as suas dimensões, isto é, tornou-se a esfera a partir da qual e em função da qual tudo, do macro ao micro, é pensado e regulado. É isso que o papa Bento XVI chama “horizonte cultural tecnocrático” e o papa Francisco chama “paradigma tecnocrático”. O texto faz uma reflexão filosófico-teológica do poder tecnológico no mundo atual a partir de suas implicações e de seus desafios socioambientais. Começa com uma reflexão sobre a importância e o lugar da técnica na vida humana (abordagem antropológica). Apresenta as características fundamentais da técnica moderna a partir de sua relação intrínseca com a ciência e com as forças dominantes da sociedade (relação técnica-ciência-poder). Explicita suas implicações e seus desafios socioambientais (abordagem ética). E conclui com algumas considerações de ordem teológico-pastorais, também a partir de suas implicações e de seus desafios socioambientais (abordagem teológica).

Article Details

Como Citar
AQUINO JÚNIOR, F. DE. O poder tecnológico no mundo atual: implicações e desafios socioambientais. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 18, n. 56, p. 703, 31 ago. 2020.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Francisco de Aquino Júnior, Faculdade Católica de Fortaleza - FCF, CE; Universidade Católica de Recife - UNICAP, PE

Possui graduação em Teologia pela Faculdade Jesuítica de Belo Horizonte (1999), graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1999), mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuítica de Belo Horizonte (2001) e doutorado em Teologia - Westfälische Wilhelms Universität Münster (2009). Atualmente é efetivo da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).