A perspectiva das duas espécies de justiça em Lutero como resposta crítica às crises contemporâneas: uma opção do pensar teologicamente a justiça em tempos sombrios

Main Article Content

Carlos Flavio Teixeira

Resumo

Este artigo trata da perspectiva das duas espécies de justiça conforme esboçada por Martinho Lutero e evidencia sua pertinência como resposta crítica às crises contemporâneas. Para isso, retoma a leitura da exposição de Lutero em seu “Sermão Sobre as Duas Espécies de Justiça”, relembrando os contextos histórico e bíblico de sua abordagem. A partir daí, aponta a crise de justiça como causa central das demais crises, reconhecendo suas possíveis motivações e consequências como condicionantes dos conflitos de justiça ainda vivenciados pela sociedade atualmente. Segue apresentando as noções de justiça exterior e justiça apropriada como resposta a esse caótico cenário e em protesto às formas insuficientes de justiça. Menciona os contornos e efeitos dessa proposta, notadamente seu potencial de interpelar a injustiça ao reascender na humanidade a chama da Justiça por meio da fé e da esperança. Conclui-se destacando a atualidade da perspectiva estudada e sua plausibilidade como opção para o pensar teologicamente a justiça em tempos sombrios.


 

Article Details

Como Citar
TEIXEIRA, C. F. A perspectiva das duas espécies de justiça em Lutero como resposta crítica às crises contemporâneas: uma opção do pensar teologicamente a justiça em tempos sombrios. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 18, n. 57, p. 1279, 31 dez. 2020.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Carlos Flavio Teixeira, UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo

Pós-Doutorando em Teologia Bíblico-Sistemática na Andrews University (EUA), Pós-Doutor em Teologia Bíblico-Sistemática pela Escola Superior de Teologia (EST). Doutor em Ciências da Religião, na especialidade de Teologia Sistemática pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mestre em Teologia Pastoral (UNASP) e Direito Constitucional (UNIMEP). Especialista em Docência Para o Ensino Superior (UNISUL). Graduado em Teologia (UNASP) e Direito (UNITRI). Membro da SBL (Society of Biblical Literature), ATS (Adventist Theological Society), ABIB (Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica) e SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião). Docente e pesquisador no SALT - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Avaliador do MEC/INEP para cursos de graduação. E-mail: carlosflavioteixeira@gmail.com.