Fim de uma ordem: natureza, lei divina, feminismo
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este texto orienta-se pela hipótese de que o magistério da Igreja Católica e os estudos de gênero operam com pressupostos epistemológicos distintos ao formularem a noção de natureza humana e sua força analítica transcende as especulações acadêmicas e os âmbitos teológicos. Para a argumentação dessa proposta analisam-se algumas abordagens sobre a compreensão da natureza nos estudos de gênero e nos documentos pontíficios. Constata-se que longe de ser apenas um embate epistemológico o que emerge é a relevância política da categoria de gênero e sua intrínseca relação com o feminismo. Ainda, discute-se como deslizam os léxicos científicos e doutrinais para a sociedade onde há um confronto político entre dois movimentos: o feminismo e as campanhas antigênero, essas últimas com dimensões transnacionais que ultrapassam os grupos conservadores do cristianismo que as lideram.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.