A leitura do sagrado: uma metodologia ativa na Cultura Religiosa

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Edile Fracaro Rodrigues

Resumo

A presente pesquisa documental, numa abordagem qualitativa, buscou penetrar em um ambiente cultural e religioso, a partir de documentos produzidos por estudantes universitários. No “Clique do Sagrado”, atividade pedagógica desenvolvida por estudantes da PUCPR, o Sagrado se tornou fonte de leitura. Imagens, símbolos, gestos e espaços são os elementos que constituem essa leitura. A atividade se constitui de foto e texto sobre o sagrado e tem por objetivo sensibilizar o estudante de Cultura Religiosa da PUCPR em relação ao Sagrado e a sua espacialidade e dimensão cultural. A pesquisa documental, numa abordagem qualitativa tem como base dois recortes temporais: primeiro semestre de 2015 e primeiro semestre de 2018. Em 2015, os dados levantados foram construídos a partir da análise de um blog e os dados de 2018 têm procedência de um processo interno da instituição de ensino. Procurou-se trazer o estudante como protagonista desse processo, sensibilizando-o em relação ao Sagrado e sua espacialidade e dimensão cultural. Trata-se, assim, de educar para o “saber olhar” o ser humano em sua diversidade de manifestações. A proposta do “Clique do Sagrado” procura colaborar para a sistematização do conhecimento apresentado em sala de aula, para uma leitura social das manifestações religiosas, integrando o cotidiano e as tecnologias educacionais da ação docente.

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Como Citar
RODRIGUES, E. F. A leitura do sagrado: uma metodologia ativa na Cultura Religiosa. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 18, n. 55, p. 223, 30 abr. 2020.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Edile Fracaro Rodrigues, PUCPR

Doutora em Teologia pela PUCPR. Professora da PUCPR. País de origem: Brasil. E-mail: edilefracaro@gmail.com

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