Ensino Religioso: um campo de aplicação da Ciência da Religião

Main Article Content

Elisa Rodrigues

Resumo

O artigo a seguir representa um esforço de síntese sobre a narrativa da formação do Ensino Religioso nos documentos oficiais brasileiros relacionados à Educação. Assim, pretende ser um instrumento teórico-pedagógico para a compreensão desse componente curricular como um campo da Ciência Aplicada da Religião. Para alcançar esse objetivo dividimos o texto em três partes. Na primeira parte são abordadas as possíveis classificações do Ensino Religioso, que seriam: subárea de conhecimento da Ciência da Religião ou, Ciência da Religião Aplicada e componente curricular, que compõe o conjunto das disciplinas oferecidas no nível do Ensino Fundamental brasileiro. Na segunda parte do artigo são discutidos alguns elementos dos documentos oficiais, a Base Nacional Comum Curricular (2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Licenciaturas em Ciência da Religião (2018), que asseguram a oferta do Ensino Religioso, segundo um modelo reflexivo e laico. Por fim, na terceira parte são apresentados e discutidos alguns pressupostos epistemológicos e metodológicos da CRE, que servem à fundamentação teórica e prática do Ensino Religioso.

Article Details

Como Citar
RODRIGUES, E. Ensino Religioso: um campo de aplicação da Ciência da Religião. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 18, n. 55, p. 77, 30 abr. 2020.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Elisa Rodrigues, Unicamp

Elisa Rodrigues possui Graduação em Sociologia e Política (FESP-SP), Teologia (FTBSP) e Mestrado e Doutorado em Ciências da Religião (UMESP). Desenvolve atualmente o segundo doutorado na área de Ciências Sociais, linha Cultura e Política (UNICAMP). Pesquisa temas relacionados à religião, especialmente, protestantismo, pentecostalismos e (neo)pentecostalismos, catolicismos, religião e espaço público, religião e secularismo, religião e mídia, religião/modernidade/pos-mdernidade, religião-identidade-cultura e hermenêutica de textos sagrados.

Referências

Pesquisa realizada no âmbito do REDUGE - Grupo de Pesquisa em Religião, Educação e Gênero.