Irradiar a fé cristã na sociedade hoje

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Wolfang Gruen

Resumo

Irradiar a fé cristã é um anseio legítimo também hoje, se não resvalar em proselitismo ou manipulação.  As motivações de hoje não são as mesmas que levaram a "impor" a fé como único caminho de salvação.  Irradiar a fé visa a um enriquecimento mútuo, dos cristãos e dos outros, acolhendo as diferenças.  O diálogo exige a compreensão do interlocutor e de sua motivação.  Esta varia pela complexidade das situações socioculturais e pela diversidade das etapas da vida e ainda pela tendência, bem moderna, a sempre experimentar o novo e a refazer o projeto de vida.  Irradiar a fé é criar as condições para que as pessoas façam uma experiência.  Experiência é mais que vivência: é interpretar as vivências, é dar-lhes um sentido último.  E são muitos os desafios: empenho por qualidade evangélica e uma política pastoral de qualidade.  As idéias lançadas neste artigo estão mantidas em aberto.  Mais importante é o debate que elas podem provocar.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GRUEN, W. Irradiar a fé cristã na sociedade hoje. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 1, n. 1, p. 27-40, 1 jan. 1997.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Wolfang Gruen, PUC Minas

Filósofo, Teólogo, Professor de Exegese Bíblica e Pastoral Catequética no Instituo Santo Tomás de Aquino (ISTA) e no Instituto Dom João Resende Costa da PUC Minas.