O uso das expressões duplas δικαιοσύνη (dikaiosúne) e ὁσιότης (hosiótes) como δικαιοσύνη e εὐσεβέια (eusebéia) no Novo Testamento: base para uma presença pública da Igreja?

Main Article Content

Helmut Renders

Resumo

O uso das expressões duplas δικαιοσύνη (dikaiosúne) e ὁσιότης (hosiótes) como δικαιοσύνη e εὐσεβέια (eusebéia) no Novo Testamento: base para uma presença pública da Igreja? (The use of the double expressions δικαιοσύνη (dikaiosune) and ὁσιότης (hosiotes) as δικαιοσύνη and εὐσεβέια (eusebeia): a point of departure for a public presence of the Church?) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1042

 

O artigo investiga o aparecimento das expressões duplas δικαιοσύνη (dikaiosúne) - ὁσιότης (hosiótes) [justiça - santidade] e δικαιοσύνη (dikaiosúne) - εὐσεβέια (eusebéia) [justiça - piedade] no Novo Testamento em textos escritos ao redor dos anos 80 a 90 d. C. e discute suas funções e seus significados em uma dupla perspectiva: primeiro, como integração de uma expressão clássica do mundo Greco-romano dos deveres cívicos e religiosos nas comunidades depois do fim da esperança da proximidade da parusia; segundo como releitura cristã desses deveres, em prol da introdução de novos atitudes, tanto, no espaço religioso como na esfera pública. Em conjunto sugere que este movimento duplo - integrar e reler -  pode servir como inspiração para a construção de uma teologia pública hoje.

Article Details

Como Citar
RENDERS, H. O uso das expressões duplas δικαιοσύνη (dikaiosúne) e ὁσιότης (hosiótes) como δικαιοσύνη e εὐσεβέια (eusebéia) no Novo Testamento: base para uma presença pública da Igreja?. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 11, n. 31, p. 1042-1058, 26 set. 2013.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Helmut Renders, Universidade Metodista de São Paulo; Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião e da Faculdade de Teologia

Graduação em teologia - Theologisches Seminar der Evangelisch-methodistischen Kirche in Deutschland (RFA, 1987 / convalidado pela Universidade Metodista de São Paulo [Umesp] em 2001) e curso de hebraico - Kirchliche Hochschule Wuppertal (RFA, 1984). Doctor of Ministry - Wesley Seminary Washington, DC (EUA, 1998). Lato Sensu em Ciências da Religião - Umesp (BRA, 2003). Iniciou em 2003 um mestrado em Ciências da Religião (Umesp, BRA), na qualificação transformado em doutorado direto (2004), Doutorado em Ciências da Religião - Umesp (BRA, 2006). Pós-doutorado em Ciência da Religião - Universidade Federal de Juiz de Fora [UFJF] (BRA, 2012). É professor associado da Universidade Metodista de São Paulo, do Programa da Pós-graduação em Ciências da Religão e da Faculudade de Teologia (Graduação), coordenador da Editeo (Editora da FaTeo / Umesp), editor da revista científica Caminhando (impressa e on-line; FaTeo / Umesp, Qualis B2) e secretário do Centro de Estudos Wesleyanos (FaTeo / Umesp). Na Universidade é integrante da Comissão de Ética e da Comissão de Publicações. Tem experiência na área da Teologia e Ciências de Religião e concentra sua pesquisa nas linguagens da religião e suas expressões simbólicas, narrativas, rituais, doutrinais e éticas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9348720483251408