Estratégias de Gênero em Contexto Diaspórico: o caso dos missionários pentecostais brasileiros em Barcelona.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Donizete Rodrigues
Marcos de Araújo Silva

Resumo

O reavivamento religioso do ‘Norte’ (Europa), desenvolvido por missionários pentecostais do ‘Sul’ (América Latina - Brasil, em particular), na contexto da denominada ‘reverse mission’, é um processo dinâmico e em forte expansão. A partir de uma etnografia localizada - realizada entre novembro de 2011 e abril de 2012 - este artigo analisa o trabalho de evangelização e as estratégias de gênero que são desenvolvidas por dois emblemáticos e diferenciados movimentos religiosos neopentecostais brasileiros que actuam na área metropolitana de Barcelona, Espanha: a evangélica e transnacionalizada Igreja Universal do Reino de Deus e o grupo católico-carismático Raboni Ajaray. Com base num estudo antropológico comparativo do cotidiano destes dois grupos de fiéis, discute como um caráter “feminilizado” e outro “masculinizado”, respectivamente, definem importantes fronteiras entre os católicos e os evangélicos analisados. Os dados etnográficos demonstram como certas particularidades dos imigrantes podem atuar como uma fonte de diferenciação social que fomenta oportunidades e estratégias doutrinais específicas para homens e mulheres, em um contexto de diáspora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RODRIGUES, D.; SILVA, M. DE A. Estratégias de Gênero em Contexto Diaspórico: o caso dos missionários pentecostais brasileiros em Barcelona. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 39, p. 1375-1409, 30 set. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Donizete Rodrigues, Universidade de Coimbra- Portugal

Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Coimbra, é Professor Associado com Agregação do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior e Investigador-sénior do Center for Research in Anthropology (CRIA-Lisboa). Foi Professor Titular convidado (1995-2011) do programa de Doutoramento em Sociologia e Antropologia da Universidade de Salamanca (Espanha) e Professor-visitante em várias universidades estrangeiras (Espanha, Inglaterra, França, Suécia, Itália, Roménia, Índia, Brasil, Canadá). Foi Visiting-Fellow (2009-2010) na Columbia University (EUA) e atualmente é Associate researcher do Center for the Study of Latin American Pentecostalism/University of Southern California (EUA). Fez parte do grupo de trabalho da Oxford University que editou a Encyclopedia of New Religious Movements (New York, Routledge, 2006), onde colaborou com vários artigos. Para além de capítulos de livros (Indiana University Press) e artigos publicados em revistas estrangeiras, do conjunto das suas obras destacam-se vários livros (em português e inglês) na área da Antropologia/Sociologia da religião.

Marcos de Araújo Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Colaborador e Pesquisador de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil) e Pesquisador Visitante da Faculdade de Direito da Universitat de Barcelona (Espanha). É especialista em migrações internacionais, políticas de bem-estar social e processos de globalização, com ênfase na presença brasileira na União Europeia e na presença asiática na América do Sul e do Norte.