À procura de Saul: uma análise de 1Sm 9-(12)14

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Ademar Kaefer

Resumo

À procura de Saul pode ser chave para entender o surgimento do povo que mais tarde se denomina Israel. A narrativa bíblica dos livros de Samuel esconde antigas tradições que remetem ao reino saulida. Resgatar essas tradições é o objetivo desse ensaio. O texto em estudo é 1Sm 9-(12)14. Nele se encontram três histórias que fazem parte da memória que remete aos princípios do reino saulida: a história das jumentas perdidas, a guerra contra os amonitas e a batalha contra os filisteus. Essas memórias foram encobertas por redações posteriores. Três camadas são visíveis na narrativa: uma pré-deuteronomista (Dtr), uma deuteronomista, séc. VII a.C., e uma exílica ou pós-exílica. Apesar da arqueologia não ter encontrado provas da existência de atividade literária em Israel antes do séc. VIII, este ensaio propõe que a primeira redação aconteceu durante o reinado dos omridas em Samaria (884-842). As memórias antigas estão relacionadas com nomes de cidades/aldeias: Salisá, Saalim e Suf, que só aparecem no texto em análise, e cuja localização exata se perdeu, Betel e Micmas. Além destas, Gibeá de Saul, Gibeá de Benjamin, Gibeá de Elohim, Gebá e Gibeon. Todas se encontram no território de Benjamin e todas têm em comum a raiz gb‘ (montanha), o que é uma pista para identificar o reino saulida.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
KAEFER, J. A. À procura de Saul: uma análise de 1Sm 9-(12)14. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 14, n. 42, p. 402-426, 30 jun. 2016.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

José Ademar Kaefer, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Doutor em Teologia Bíblica pela Universidade de Münster, Alemanha (Westfälischen Wilhelms-Universität Münster). Professor titular de AT do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).