Para que filosofia? E alguns impasses no processo de ensino de filosofia.

Autores/as

  • Maria Dulce Reis Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palabras clave:

Palavras-chave, Educação, ensino de filosofia.

Resumen

RESUMO

 

O presente artigo discorre sobre a questão: “para que filosofia?” e sobre os impasses encontrados pelos professores de filosofia no ensino de disciplinas filosóficas para cursos de outras áreas. Reflete sobre a filosofia como sintoma e remédio, as dificuldades junto às instituições de ensino e seus diversos atores, bem como sobre impasses na relação professor-aluno em sala-de-aula. Sugere, no decorrer do texto, algumas alternativas metodológicas para o processo de ensino de disciplinas filosóficas.  Palavras-chave: Educação; ensino de filosofia.

 

ABSTRACT

 

The paper is concerned with the question: "What is philosophy good for?", and with the difficulties related to the teaching of philosophyto other branches of knowledge. A critial thought is taken over the role of philosophy as symptom and medicine, the difficulties with the learning institutions and its several characters, and with the relation student-teacher in the process of learning. It is suggested, throughout the paper, some methodological alternatives to the learning process of philosophical subjects.

 

Keywords: Education; teaching of philosophy.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Dulce Reis, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora de Filosofia do Departamento de Filosofia da PUCMINAS

Publicado

2010-04-07

Cómo citar

Reis, M. D. (2010). Para que filosofia? E alguns impasses no processo de ensino de filosofia. Sapere Aude, 1(1), 55–65. Recuperado a partir de https://periodicos.pucminas.br/SapereAude/article/view/1094

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT