A DESINFORMAÇÃO E O DECLÍNIO DO ESCLARECIMENTO

Impactos na autonomia epistêmica e estratégias de mitigação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n31p254-276

Mots-clés :

Desinformação, Esclarecimento, Verdade, Manipulação

Résumé

O artigo examina a desinformação como um fenômeno que dificulta o esclarecimento e autonomia epistêmica. A pesquisa investiga os mecanismos que impulsionam a disseminação da desinformação, como a arquitetura das redes sociais, algoritmos e a polarização política. O estudo também explora a estrutura da desordem informacional, apresentando um modelo analítico que abrange terminologia, elementos constitutivos e fases de propagação. O conceito de pós-verdade é analisado, no qual a verdade factual é subordinada a crenças e emoções manipuladas por agendas ideológicas. Nesse sentido, a desinformação configura-se como ferramenta da pós-verdade, utilizada para manipular a opinião pública, semear a discórdia e minar a confiança em instituições e fontes de informação confiáveis. O ideal do esclarecimento kantiano é revisitado e problematizado na era da desordem informacional. A pesquisa justifica-se pela crescente complexidade do fenômeno, intensificado na última década: sua relevância reside na necessidade de compreender as dinâmicas e os mecanismos que impulsionam a disseminação da desinformação e a manipulação da verdade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Paulo Andrade Vitória, PUC-MG

Doutor e mestre em Filosofia pela UFMG. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela FAJE. Professor do Departamento de Filosofia da PUC Minas. E-mail: pauloandradebh@gmail.com. 

Marinho Mendes, PUC-MG

Graduando em Filosofia pela PUC Minas. Aluno Bolsista de iniciação de pesquisa modalidade FIP/ PUC Minas. E-mail: marinho.mendes2025@gmail.com

Références

IRETON; POSETTI, Julie. Jornalismo, Fake News & Desinformação: Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), 2018.

KANT, Immanuel. Que é esclarecimento? In: Textos Seletos. Tradução: Floriano de Souza Fernandes. 2. ed. Petrópolis. Vozes, 1985

LEVY, N. Bad Beliefs: why they happen to good people. 1. ed. Oxford University Press, 2022.

MCINTYRE, Lee C. On disinformation: how to fight for truth and protect democracy. Cambridge, Massachusetts. The MIT Press, 2023.

ORESKES, Naomi. Merchants of doubt: how a handful of scientists obscured the truth on issues from tobacco smoke to global warming. New York. Bloomsbury Press. 2010.

TALEB, Nassim Nicholas. Anti-frágil: coisas que se beneficial com o caos. Tradução: Renato Marques. 1. ed. Rio de Janeiro. Objetiva, 2020.

TALEB, Nassim Nicholas. A lógica do cisne negro: o impacto do altamente improvável. Tradução: Marcelo Schild. 1. ed. - Rio de Janeiro, Best Seller, 2015.

WARDLE; DERAKHSHAN, Hossein. Desordem informacional: Para um quadro interdisciplinar de investigação e elaboração de políticas públicas. Tradução: Pedro Caetano Filho e Abilio Rodrigues. 2. ed. Council of Europe, 2017.

YOURISH, Karen. et al. These Words Are Disappearing in the New Trump Administration. New York Times, Nova Iorque, 7 de março, 2025. Disponível em: < https://www.nytimes.com/interactive/2025/03/07/us/trump-federal-agencies-websites-words-dei.html>. Acesso em: 12 de março, 2025.

Téléchargements

Publié-e

2025-07-18

Comment citer

Vitória, P. A., & Mendes, M. (2025). A DESINFORMAÇÃO E O DECLÍNIO DO ESCLARECIMENTO: Impactos na autonomia epistêmica e estratégias de mitigação. Sapere Aude, 16(31), 254–276. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n31p254-276

Numéro

Rubrique

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT