Simuladores de Realidade Mista no Desenvolvimento de Competências na Formação Inicial do Educador Matemático

Elucidações e Questionamentos

Autores

  • Sandra Cristina Martini Rostirola Instituto Federal Catarinense
  • Elisa Henning Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Ivanete Zuchi Siple Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Luciane Mulazani dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2023v11n1p57-82

Palavras-chave:

Formação inicial de professores. Ensino de Matemática. Simuladores de realidade mista. Tecnologia. Práxis docente.

Resumo

Este estudo, caracterizado como uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), traz uma investigação relacionada ao uso dos simuladores de realidade mista na formação inicial dos professores que ensinam Matemática. Em uma abordagem exploratória, foram buscados artigos que tratassem da temática dentro da concepção de desenvolvimento de habilidades e competências dos docentes. Assim, foram encontrados vinte e três artigos analisados por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, os quais permitiram  conhecer os aspectos de formação docente relacionados à importância do feedback do formador de professores sobre o desempenho do futuro docente no momento da experimentação; à possibilidade de desenvolver práticas de alta alavancagem; além da transposição de aprendizagem para situações reais de trabalho, destacando habilidades de gestão da sala de aula, que envolvem metodologias de ensino-aprendizagem, linguagens e atitudes. O estudo abriu possibilidades para futuras pesquisas, permitindo reflexões e questionamentos sobre as formas emergentes de formação inicial de educadores numa perspectiva tecnológica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Cristina Martini Rostirola, Instituto Federal Catarinense

Mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Catarinense. Bolsista do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina

Elisa Henning, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Engenharia de Produção. Professora do departamento de Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências Tecnológicas, Joinville (SC)

Ivanete Zuchi Siple, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Engenharia de Produção. Professora do departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina

Luciane Mulazani dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Educação, Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina – Centro de Ciências Humanas e da Educação, Florianópolis (SC)

Downloads

Publicado

2023-04-10

Como Citar

ROSTIROLA, Sandra Cristina Martini; HENNING, Elisa; SIPLE, Ivanete Zuchi; SANTOS, Luciane Mulazani dos. Simuladores de Realidade Mista no Desenvolvimento de Competências na Formação Inicial do Educador Matemático: Elucidações e Questionamentos. Abakós, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 57–82, 2023. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2023v11n1p57-82. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/29385. Acesso em: 16 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)