A DOCÊNCIA NA ENGENHARIA AGRONÔMICA

reflexões sobre gênero à luz do materialismo histórico-dialético

Autores

  • Danielle Uchôas Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Lucélia Tavares Guimarães Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p96-120

Palavras-chave:

Engenharia agronômica, Docência, Gênero, Divisão sexual do trabalho, Materialismo histórico-dialético

Resumo

Neste artigo apresentam-se os resultados finais da pesquisa de mestrado que tratou o trabalho docente exercido por mulheres formadas em engenharia agronômica tendo como referencial teórico Karl Marx, Heleieth Saffioti e Helena Hirata. Se por um lado, a masculinização da engenharia sobressalta a divisão sexual do trabalho, por outro lado, a feminização da docência faz com que se tenha a falsa impressão de que em tal profissão não exista divisão sexual do trabalho. Além da fundamentação teórica e da revisão bibliográfica, entrevistou-se as docentes do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Concluiu-se que as mulheres, embora venham conquistando espaços cada vez maiores na Engenharia Agronômica, ainda precisam vencer muitos obstáculos devido ao seu gênero. Outrossim, à docência embora seja uma profissão feminilizada, observou-se reflexos da divisão sexual do trabalho que corroboram com a teoria do Teto de Vidro.

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Biografia do Autor

Danielle Uchôas, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Graduada em Engenharia Agronômica  pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - Universidade Estadual Paulista (FEIS-UNESP). Mestra  em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) - Campus de Paranaíba - MS. Bolsista Capes-DS. Monitora do Núcleo de Educação Popular (NEP). Membro do Grupo de Pesquisa de Políticas Educacionais e Currículo, liderado pela Profª Drª Lucélia Tavares Guimarães - UEMS. Professora da rede estadual na Escola Estadual José de Paula França.

Lucélia Tavares Guimarães, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Mestra em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP. Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/Unidade Universitária de Paranaíba e do Programa de Pós-graduação em Educação da UEMS/Unidade Universitária de Paranaíba. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Currículo da UEMS. Participa do Grupo de Pesquisa cadastrado pelo CNPq: Currículo, Formação e Trabalho Docente da UEL. Participa do Conselho Editorial da Revista Interfaces da Educação ISSN 2177 - 7691.

 

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Publicado

2023-09-15

Como Citar

UCHÔAS, Danielle; GUIMARÃES, Lucélia Tavares. A DOCÊNCIA NA ENGENHARIA AGRONÔMICA: reflexões sobre gênero à luz do materialismo histórico-dialético. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p. 96–120, 2023. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2023v11n20p96-120. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/30559. Acesso em: 25 abr. 2025.